Oferecido por
A Mineração é uma atividade econômica e industrial de alto impacto social e ambiental, com consequências na fauna e na flora. Porém, é um setor essencial à sociedade, já que é a fonte dos recursos naturais que promovem o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade em constante transformação.
Para diminuir seus impactos ambientais e, consequentemente, tentar frear o aumento da temperatura terrestre, as empresas do setor têm investido em tecnologias que promovem o baixo carbono, como a mudança da matriz energética, mudança de tecnologia em automóveis e outros equipamentos, investimento na proteção de florestas e incentivo ao reflorestamento, entre outros.
Os esforços são importantes e devem ser comemorados, porém, precisa-se ir além, diante de um grande desafio que já estamos enfrentando: as mudanças climáticas. Além de mitigar os efeitos ao meio ambiente, é preciso adaptação aos efeitos do Clima.
GettyImages
Como as mudanças climáticas podem afetar a mineração?
Todo o processo produtivo do setor corre um sério risco devido às mudanças do clima. De acordo com o IPCC, O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, os impactos ocorrerão na exploração, extração, produção, transporte e segurança dos funcionários na indústria de mineração.
Os eventos intensos e extremos do clima, como tempestades e secas severas dificultam o funcionamento das operações, aumentando exponencialmente os custos operacionais. O CDP, Carbon Disclosure Project, em 2019, divulgou que até 2024 as 215 maiores indústrias do mundo teriam mais de US$ 1 trilhão de prejuízo devido a custos adicionais ocasionados pelas mudanças climáticas.
O ciclo de vida útil dos ativos das empresas também é um ponto de grande preocupação do setor, pois eventos extremos tendem a danificar os materiais, além de acarretar mais prejuízos financeiros, aumenta a produção de lixo, tornando o processo ainda mais nocivo ao meio ambiente. Além disso, as preocupações do setor também se voltam para a gestão da água, pois o clima pode impactar barragens e o processo de fechamento das minas.
Diante de todos esses desafios, é preciso ter capacidade de adaptação aos efeitos do clima.
Como tornar a mineração resiliente?
Para se adaptar aos efeitos climáticos, é necessário se antecipar em relação ao que pode acontecer, sendo necessário estudos direcionados e voltados para cada tipo de operação e suas particularidades, além da região onde a empresa está inserida. Esses estudos servem como base para um plano de ação de absorção dos impactos do clima.
Além disso, é necessário utilizar plataformas de monitoramento de riscos meteorológicos, como tempestades, queimadas, entre outros, para garantir tempo hábil para uma paralisação segura e um retorno seguro ao trabalho.
A Climatempo, preocupada com o futuro das operações e da sociedade, tem contribuído com as operações do setor através de serviços personalizados, como o SMAC, o Sistema de Monitoramento e Alertas Climatempo, onde são enviados alertas para tempestades e queimadas com antecedência. Além disso, no laboratório da Climatempo, localizado em São José dos Campos/SP, são desenvolvidos relatórios e projetos específicos para empresas dos diversos setores da sociedade.
Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] para conversamos sobre como podemos contribuir juntos.
E nos acompanhe no LinkedIn e no Facebook, para ficar por dentro de mais conteúdo!
Robson Miranda – Meteorologista e Consultor Comercial.