Oferecido por
Foto: Climatempo
No domingo (17) o tempo muda um pouco em parte do estado de São Paulo, como no Vale do Ribeira, de Sorocaba, no sul da região de Campinas, Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba, na região de Presidente Prudente e Ourinhos, onde há um aumento de nebulosidade maior e uma diminuição das temperaturas com relação aos últimos dias. Tudo isso, por conta de uma frente fria que passa de maneira costeira pelo estado, mais a circulação dos ventos que trazem mais umidade do mar para o continente, e mais de uma massa de ar frio que avança nessas áreas (da Região Sul ao oeste, sul e leste paulista, por exemplo).
Conforme o ar mais frio avança nessas áreas no domingo, as temperaturas diminuem. Por isso, a mínima será invertida nesse dia, e registrada à noite, do Vale do Ribeira ao Vale do Paraíba, no litoral de SP, na Grande São Paulo, região de Sorocaba e no sul da região de Campinas.
Mas, chuva mesmo não veremos no domingo, apenas chuviscos sobre o litoral paulista, em especial o litoral sul e a Baixada Santista, e no Vale do Ribeira, e que devem ocorrer mais durante a tarde e à noite.
Já no interior paulista, de uma forma geral terá um domingo com sensação de calor e umidade do ar mais baixa, de menos de 30%, em parte da região de Campinas, e nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos , São José do Rio preto e Barretos.
Destaque também para as rajadas de vento ao longo do domingo no Vale do Ribeira, todo litoral paulista, Grande São Paulo, região de Sorocaba e parte do Vale do Paraíba, com valores que chegam aos 60km/h.
Tendência para os próximos dias em São Paulo
Na segunda-feira (18) e até quarta-feira (20) a sensação de frio deve continuar na capital paulista, como no litoral e no Vale do Ribeira e da Paraíba, pela influência do ar mais frio na faixa costeira do estado de SP.
E a chuva deve aumentar no litoral sul e no Vale do Ribeira na segunda e na terça-feira(19), sendo a qualquer hora do dia, podendo ser de moderada a forte intensidade, e se estender na Baixada Santista na terça. Lembrando que na segunda só chuvisca na Baixada Santista.
Por outro lado, a sensação de calor continua no interior de SP nesses dias e no início da semana que vem. E com destaque da umidade baixa no meio das tardes no decorrer desses dias, com valores de menos de 30%.
Média da umidade do ar no Sudeste entre 16 e 20 de julho. Fonte: Climatempo
Por fim, a tendência é que o frio volte para todo o estado de São Paulo, só no final de julho e início de agosto deste ano de 2022, estamos monitorando.
Confira também: Onda de calor intensa se espalha pela Europa
Vai dar praia? Fim de semana de sol e tempo firme no RJ
Frio e geada exigem maior cuidado na produção de erva-mate