Oferecido por
Imagem: Pixabay
No universo das energias limpas, poucas áreas são tão dinâmicas quanto o mercado de carros elétricos. Em todo o ano de 2012, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), cerca de 130 mil carros elétricos foram vendidos em todo o mundo. Hoje, muitos são vendidos no espaço de uma única semana.
CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE EXCLUSIVA DE SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O crescimento nos últimos três anos foi impressionante, mesmo em um momento em que a pandemia global encolheu o mercado automobilístico tradicional e os fabricantes estão começando a enfrentar gargalos na cadeia de suprimentos. Em 2019, foram vendidos 2,2 milhões de carros elétricos, representando apenas 2,5% das vendas globais de veículos. Em 2020, o mercado automobilístico geral encolheu, mas as vendas de veículos elétricos cresceram contra a tendência, subindo para 3 milhões de unidades, e representando 4,1% das vendas totais de veículos. As vendas de veículos elétricos mais que dobraram para 6,6 milhões em 2021, representando cerca de 9% do mercado automobilístico global e mais do que triplicando sua participação de mercado em relação a dois anos atrás. Todo o crescimento líquido nas vendas globais de carros em 2021 veio de veículos elétricos.
A IEA estima que existam agora cerca de 16 milhões de carros elétricos nas estradas em todo o mundo, consumindo cerca de 30 terawatts-hora (TWh) de eletricidade por ano, o equivalente a toda a eletricidade gerada na Irlanda. Os carros elétricos ajudaram a evitar o consumo de óleo e as emissões de CO2 em 2021, embora esses benefícios tenham sido anulados pelo aumento paralelo das vendas de SUVs.
Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva e fique por dentro dos assuntos de sustentabilidade e mudanças climáticas!
Leia também:
Carro a energia solar só precisa de uma recarga por ano