Oferecido por
Imagem: Getty Images
As temáticas relacionadas às mudanças climáticas, riscos climáticos e sustentabilidade nunca estiveram tão em alta. A necessidade da transição para uma economia de baixo carbono e a definição de metas agressivas para a redução da emissão de gases do efeito estufa é cada vez mais evidente em busca da neutralização dos impactos das mudanças do Clima.
Algumas das primeiras discussões sobre mudanças climáticas aconteceram na década de 90, onde foi criada a Conferência das Partes, mais conhecida como COP, que é o órgão supremo de tomada de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Atualmente, a COP é a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, onde serão discutidas e estabelecidas ações e medidas para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Nesta conferência, se reúnem governantes de quase todos os países do planeta para apresentarem suas ações e planos para combater as mudanças climáticas. Também devem se reunir representantes de empresas, jornalistas e ONGs atuantes nesta temática. O evento marca diversas decisões discutidas e definidas para conduzir as atividades guiadas pelo enfrentamento do desafio climático e o controle do aquecimento global.
A COP é realizada anualmente e, neste ano, teremos a COP27 no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro. Serão abordados temas como: mitigação dos gases do efeito estufa, adaptação climática, o impacto climático na questão financeira e a colaboração entre os participantes e interessados para atingir os objetivos de conter o aquecimento global. De acordo com o calendário da COP27, alguns dos principais dias são:
- Dia das finanças (09/11);
- Dia das ciências (10/11);
- Dia da descarbonização (11/11);
- Dia da adaptação e agricultura (12/11);
- Dia da água (14/11);
- Dia da energia (15/11);
- Dia da biodiversidade (16/11);
- Dia das soluções (17/11).
A expectativa é de que a COP27 seja um ponto de inflexão na união do mundo para começar a agir e endereçar os desafios climáticos. É esperado que os países participantes demonstrem que os acordos firmados no passado de fato se transformaram em projetos e programas para mitigação e adaptação climática, além de demonstrar o interesse contínuo na luta para o controle do aquecimento global.
A Climatempo está acompanhando toda a movimentação da COP27 e começará a trazer diversas matérias relacionadas ao tema, fique atento ao nosso portal!
Você tem interesse nesse tipo de conteúdo e quer saber mais? A Climatempo possui uma comunidade de discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. É uma comunidade totalmente interativa com intenção de criarmos discussões relevantes e fazer networking. Quer fazer parte desta comunidade e receber nossa newsletter por e-mail e fazer parte do nosso grupo no Whatsapp? Clique aqui e se inscreva!