Oferecido por
A última frente fria que avançou pelo país foi bastante forte e extensa. O sistema mudou o padrão da atmosfera em todas as Regiões do Brasil, mas o grande destaque foi a acentuada queda de temperatura no centro-sul do país. Houve registro de novos recordes de frio, além de geada em amplas áreas e até neve no Sul.
Tendência para os próximos dias
Esta semana ainda começa com bastante umidade no leste do Sul e do Sudeste, por causa de um sistema de alta pressão no oceano que empurra os ventos do oceano para o continente. Com isso, muitas nuvens ainda se espalham e pode chover fraco ainda em parte do leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, Rio De Janeiro e Espírito Santo. As temperaturas ainda ficam baixas e a sensação é de frio em grande parte das regiões, inclusive em todas as capitais do Sul, Sudeste e em Campo Grande.
Até quando vai o frio?
Aos poucos, ao longo dos próximos dias, o sol aparece com mais força e massa de ar frio se afasta, por isso volta a esquentar. A elevação de temperatura ainda é lenta, sobe um pouquinho a cada dia, mas o final da semana já deve ser mais quentinho, com sensação de calor em muitos municípios.
Nos mapas abaixo é possível ver a grande diferença entre as temperaturas máximas deste domingo e da próxima sexta-feira no centro-sul do Brasil.
Mapa de temperatura máxima prevista para o domingo, 21 de agosto. Fonte: SMAC
Mapa de temperatura máxima prevista para o domingo, 25 de agosto. Fonte: SMAC
A tendência é que as capitais São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis já tenham máxima em torno dos 27°C na sexta-feira. O Rio de Janeiro fica próximo dos 29°C. Em Vitória, até o momento, a máxima indica 26°C. Em Porto Alegre a máxima é de 28°C e, em Campo Grande, máxima de 31°C na sexta-feira(26).
Fique atento nas atualizações ao longo da semana!