Oferecido por
Foto: Getty Images.
A região do Centro-Oeste brasileiro tem registrado diariamente muito calor e índices baixíssimos de umidades do ar. Cuiabá tem sido a capital mais quente e seca. Nesta semana, a temperatura máxima na capital bateu 37,9°C e a umidade do ar chegou em apenas 12%.
O cenário de tempo seco e ensolarado está relacionado ao sistema de alta pressão atmosférica, em médios níveis da atmosfera. Esse sistema gira no sentido anti-horário e caracteriza tempo estável, sem chuva e com poucas nuvens, devido à subsidência do ar. Com o tempo aberto, as temperaturas disparam e a baixa umidade do ar é recorrente na região, com longos períodos de estiagem.
Tempo seco e muito quente em Mato Grosso. Foto: Getty Images.
O final de semana começa com as mesmas características. O sábado (27) será de sol entre poucas nuvens, com umidade do ar baixa e muito calor. As temperaturas durante a tarde sobem ainda mais, o calorão predomina nas três capitais e em Brasília.
No final do domingo (28), o tempo começa a mudar em Mato Grosso do Sul, com o avanço de uma nova frente fria avança da Região Sul para o Sudeste e Centro-Oeste. Esse sistema frontal não traz chuva, mas os ventos ganham intensidade por todo o estado de Mato Grosso do Sul. A nebulosidade aumenta nas áreas do sul e oeste de do estado e a temperatura diminui significativamente nas áreas ao sul.
Em contrapartida, os ventos quentes de norte predominam nas demais áreas da Região e Mato Grosso e Goiás devem registrar temperaturas altíssimas, devido à pré-frontal. Cuiabá terá um dia extremamente quente e seco, a previsão indica temperaturas entre 39 e 40°C para a tarde de domingo (28). Há chance de um novo recorde na capital, já que a maior temperatura deste ano, até o momento, é de 38,8°C, segundo dados da estação convencional do INMET.
Na segunda-feira (29), com a presença de ventos frios do quadrante sul, a queda na temperatura será observada também em Campo Grande, além do sul, leste e oeste do estado de MS. Um breve refresco deve ser observado também por Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso.