1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Setembro 2022: confira a previsão para cada Região do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Setembro 2022: confira a previsão para cada Região do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por


Setembro é o mês que marca um período de transição entre o final do inverno - que, costuma ser muito seco em grande parte do país - com o começo da primavera, que marca o retorno da chuva.

 

 

WhatsApp Image 2022-09-01 at 12.51.54.

 

Embora as condições de tempo seco predominem em muitas áreas do país ainda em setembro, os volumes de chuva começam a se elevar no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do país.

 

Setembro em cada Região do Brasil

 

Confira a tendência completa para chuva e temperatura em setembro, para cada Região do país.

 

 

 

Região Sul: tendência da precipitação em setembro de 2022

 

Sul


As temperaturas entram em gradativa elevação ao longo do mês de setembro na Região Sul. Porém, ainda há previsão de temperaturas baixas, principalmente na primeira quinzena do mês, com a passagem de duas frentes frias e a entrada forte do ar polar. Após a passagem destes sistemas, a temperatura cai de forma acentuada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, com possibilidade de geadas. 


Os extremos de temperatura (principalmente as altas) ficam mais acentuados no oeste da Região, e ocorrem principalmente nas situações pré-frontais, isto é, um pouco antes da entrada das frentes frias.

 

Há possibilidade de dias de calor intenso, e até ondas de calor, no oeste e norte do Paraná.

 

Grande parte da Região terá volume de chuva um pouco abaixo da média ao fim de setembro, mas sem grandes desvios em relação à média Climatológica. Isso se deve ao fato de que as frentes frias tendem a passar rapidamente sobre o Sul do Brasil.


O sul do Rio Grande do Sul tende a ter volumes de chuva dentro da média climatológica. Com relação às temperaturas, apesar das grandes variações térmicas esperadas, o mês deve fechar com valores um pouco abaixo da média climatológica.

 

 

Região Sudeste: precipitação em setembro de 2022


Sudeste


Setembro ainda terá o padrão de grandes variações térmicas observado em agosto na Região Sudeste, embora as temperaturas sigam em gradual elevação no decorrer do mês. Essas grandes mudanças ocorrem especialmente no sul, leste e litoral de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio De Janeiro e sul do Espírito Santo com a passagem de frentes frias, que tendem a tomar uma trajetória mais oceânica pela Região, sem adentrar tanto o interior.

 

Ao todo, serão de 3 a 4 sistemas passando pelo Sudeste ao longo do mês, com isso os volumes de chuva ficam um pouco acima da média no leste paulista, sul e leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Espírito Santo e norte do Rio, os desvios positivos de precipitação também se devem à umidade que chega do oceano. Até por conta destas frentes frias frequentes, a temperatura fica um pouco abaixo da média no litoral paulista e no sul fluminense, incluindo a região da capital, e no Espírito Santo. Na capital paulista a temperatura fica próxima da média histórica. Já no interior de São Paulo, região do Triângulo Mineiro e noroeste de Minas, setembro tende a ser mais seco e mais quente que a média. Nestas áreas o calor será mais presente e intenso em grande parte dos dias, especialmente na primeira quinzena. Há possibilidade de ondas de calor. Nas outras áreas do Sudeste os volumes de chuva e a temperatura ficam próximos da média climatológica.


A partir da segunda quinzena, algumas pancadas de chuva associadas ao calor e umidade voltam a ocorrer no interior do Sudeste, mas ainda de forma muito irregular e isolada.

 

 

Região Centro-Oeste: precipitação em setembro de 2022


Centro-Oeste


As frentes frias que atingem o Sul e parte da Região Sudeste também afetarão o Centro-Oeste do país, principalmente áreas do centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul. No extremo sul deste estado, ainda chove um pouco menos que o normal e a temperatura fica um pouco abaixo da média, assim como na região do Pantanal.

 

Em Mato Grosso, o mês será de calor intenso e inicia com tempo seco na maior parte das regiões, mas a partir da segunda quinzena as pancadas de chuva se tornam quase diárias no norte e oeste do estado, o que diminui o calor – nestas áreas a chuva fica um pouco acima da média.

 

No sul, centro e leste de Mato Grosso, a chuva demora mais a chegar, e por isso o mês será quente, com temperaturas um pouco acima da média e precipitação um pouco abaixo da média. No extremo leste mato-grossense, em Goiás e no Distrito Federal a temperatura fica acima da média climatológica, com calor intenso em grande parte dos dias. Nestas mesmas áreas, a chuva fica um pouco abaixo do normal, e abaixo da média no sudoeste de Goiás, extremo nordeste de Mato Grosso do Sul e extremo sudeste de Mato Grosso.

 

Região Nordeste: precipitação em setembro 2022


Nordeste


Chove pouco e faz bastante calor em boa parte da Região em setembro. Na faixa leste os volumes de chuva tendem a ficar um pouco acima da média – o que é favorecido tanto pelo avanço de frentes frias (que chegam até o litoral da Bahia e Sergipe) e pela umidade que chega do oceano, que está mais aquecido que a média na altura do litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. No litoral norte a chuva é escassa, mas ainda assim deve chover um pouco mais do que a média.

 

A temperatura fica acima da média histórica entre o oeste e norte da Bahia, oeste de Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. No extremo oeste da Bahia, e extremo sul dos estados do Piauí e do Maranhão, a temperatura fica acima da média. Na faixa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, o mês tende a ser um pouco menos quente do que o normal por conta da maior umidade, que gera maior cobertura de nuvens.

 

 

Região Norte: precipitação setembro 2022


Norte


Setembro será marcado pelo retorno das chuvas convectivas, ocorrendo quase que diariamente, principalmente na segunda quinzena do mês. Isto favorece volumes um pouco acima da média no oeste do Amazonas, oeste do Acre e extremo sul de Roraima. No entanto, vale destacar que a chuva diminui bastante ao longo do mês no estado de Roraima, norte do Pará e no Amapá.

 

A chuva só não tem desvios positivos no sudeste do Pará e no Tocantins. O centro-sul do estado do Tocantins continua com chuva abaixo da média, incluindo a capital Palmas.

 

Em relação à temperatura, a tendência é de setembro seja um pouco mais quente do que o normal no sudeste do Pará. A maior parte do Tocantins deve terminar o mês com temperatura acima da média. No norte da Região a temperatura fica um pouco abaixo da média.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias