Oferecido por
As áreas de instabilidade continuam ativas no Norte do Brasil nesta segunda-feira e provocam pancadas de chuva forte na Região. Além disso, a circulação de vento reforça as nuvens carregadas em Santa Catarina e no Paraná e aumenta as condições para chuva forte com rajadas de vento nos dois estados.
Previsão para 12/09/2022 - segunda-feira
Nesta segunda-feira, a circulação de ventos reforça as nuvens carregadas no norte do RS, em SC e no PR e a chuva acontece com forte intensidade, acompanhada por raios e rajadas de vento forte. As temperaturas não sobem muito e a sensação é de frio nas capitais, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Paula Soares
A frente fria que estava na altura do Sudeste se afasta em direção ao oceano, mas o tempo segue instável no sul e leste de SP. Pode chover forte no extremo sul paulista, principalmente na divisa com o Paraná, e na região da capital, dia de muitas nuvens com breves aberturas de sol e chuva fraca. No Rio de Janeiro, muita nebulosidade e chuva moderada com rajadas de vento de até 50 km/h. Venta bastante no litoral e o mar fica agitado e com ressaca. As ondas variam de 2,5 a 3,0 metros no litoral. No Espírito Santo a chuva fica restrita ao litoral, bem como na Grande Vitória, ocorrendo de forma isolada e passageira.
A capital, Belo Horizonte, continua com tempo firme, assim como grande parte do estado mineiro. A umidade do ar segue abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia.
No Centro-Oeste, as instabilidades que avançam do Paraná deixam o tempo instável e tem previsão de chuva forte no extremo sul de MS. Em Mato Grosso a umidade vinda do Norte do Brasil ajuda formar nuvens carregadas no noroeste e oeste do estado, mas a chuva ainda acontece de forma isolada no período da tarde. As capitais Campo Grande e Cuiabá continuam com tempo firme e seco e muito calor à tarde.
No Norte e Nordeste o calor e a alta umidade continuam reforçando as nuvens de chuva, mas há previsão apenas de pancadas isoladas no norte e litoral do MA, CE e PI e desde o leste do RN até o litoral norte da BA. O interior nordestino continua sem chuva, com baixa umidade do ar e rajada de vento ao longo do dia.
Já no AM, em RR, AC, RO e nas capitais Belém e Macapá, a chuva pode vir com forte intensidade, acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento. O ar continua abafado e a sensação é de calor. Não chove no TO e a capital Palmas continua com baixa umidade do ar.
Alertas meteorológicos para 12/09/2022 - segunda-feira
Alerta de chuva forte, raios e vento forte no sul de MS, no PR e litoral norte de SC.
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no leste do PR e de SC, litoral do RS, leste e sul de SP, sul de MG, no RJ e no ES.
Atenção para chuva moderada em Porto Alegre e no norte gaúcho.
Baixa umidade do ar com índices inferiores a 20% (considerado estado de alerta) no leste de MT, em GO, no DF e na capital Palmas.
Atenção para chuva moderada no centro-sul do ES.
Ressaca entre o Rio de Janeiro e Arraial do Cabo com ondas de 2,5 a 3,0 metros.
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no interior do Nordeste.
Atenção para chuva forte no AM, AC, centro-norte de RO, em RR, AP e no centro-norte e oeste do PA.
Baixa umidade do ar com índices inferiores a 30% (considerado estado de atenção) no centro-norte e oeste de MG, interior de SP, norte de MS, interior da BA e no PI e MA.