Oferecido por
Foto: Getty Images.
O frio não vai embora nesta reta final do invernos e novos episódios de geada são previstos aos estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul de Minas Gerais.
Ar frio aumenta a possibilidade de geadas nas Serras Gaúcha e Catarinense. Fonte: Getty Images.
A massa de ar frio, originada no sul do hemisfério avança na retaguarda da frente fria e diminui as temperaturas em todo o Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste Brasileiro. As temperaturas mínimas sofrem um grande declínio já na próxima madrugada, mas é na madrugada manhã de sábado (17) que as primeiras geadas se formam.
Na manhã do sábado (17), geadas se formam no Campos de cima da Serra, no Rio Grande do Sul e sobre a Serra Catarinense. Municípios clássicos como Urubici, São Joaquim, Urupema, Vacaria e São José dos Ausentes tem maior probabilidade de ocorrência do fenômeno, já que possuem maior altitude e o frio se intensifica. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 4°C ao amanhecer.
Foto 1: Probabilidade de geadas neste sábado (17)
No domingo (18), com o ar polar avançando sobre a região Sul e Sudeste, seguem as condições de geada na Serra Catarinense e aumenta a possibilidade sobre a Serra da Cantareira, em municípios altos como Maria da Fé e Monte Verde.
O frio não é duradouro, a partir de segunda-feira (19), não há mais possibilidade de geadas nas áreas citadas acima.