Oferecido por
A sexta-feira começa com nuvens carregadas no estado do Rio De Janeiro e também desde a Baixada Santista ao Vale do Paraíba. Muitas nuvens são observadas ao longo da costa de Santa Catarina e do Paraná. Nuvens de chuva se formam no estado do Espírito Santo e noroeste do Amazonas. Já no interior nordestino, a semana termina com tempo aberto e poucas nuvens.
Foto: Getty Images
Previsão do tempo para 16/09/2022 - sexta
Além da frente, teremos instabilidades em altitude que irão reforçar as chuvas no Sudeste. As chuvas irão ser potencializadas no estado do Rio de Janeiro, sul de Minas, Zona da Mata mineira, com acumulados bastante expressivos. No Rio de Janeiro, Grande Rio, Costa Verde, região serrana, situação de perigo com chuva muito volumosa. Na serra fluminense os acumulados entre quinta e sexta podem ultrapassar os 100mm, pois é uma chuva persistente, vale o alerta para enchentes e alagamentos, não se descartando o risco de deslizamentos de terra. Na Grande Belo Horizonte, há previsão para o retorno das pancadas de chuva a partir da tarde, podendo ser de até forte intensidade e vir com raios e rajadas de vento.
O tempo muda no Espírito Santo, com tempo instável nesta sexta-feira, com potencial para pancadas fortes, especialmente ao sul do estado. Na capital paulista, o tempo ainda fica instável e frio, com temperatura baixa para setembro. As chuvas mais significativas para o estado de São Paulo são as áreas mais próximas do Rio de Janeiro. No norte de São Paulo as chuvas ficam mais concentradas pela manhã. Boa parte do interior paulista fica com tempo firme, porém com muito vento.
No Sul do Brasil, tempo mais estável na maior parte da Região, com chuva de fraca intensidade no litoral catarinense. Já no litoral do Paraná as chuvas podem ser de até moderada intensidade, mas sem alerta. O dia ainda começa com temperaturas baixas na Região Sul. No Mato Grosso do Sul, o fica tempo estável, contudo com rajadas de vento. Em algumas áreas do sul do estado o dia pode começar com formação de nevoeiro. No Norte do país, chuva mais frequente no norte e noroeste do Amazonas e faixa leste e sul de Roraima. No Nordeste brasileiro, tempo fica firme e sem chuva na maior parte da Região.
Alertas meteorológicos para 16/09/2022 - sexta
Rajadas de vento de 40 a 60 km/h no Rio Grande do Sul, nas regiões de Bagé e Uruguaiana.
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no oeste de Santa Catarina, no interior do Paraná, interior de São Paulo, sul mineiro, centro-sul de Goiás, na maior parte do Mato Grosso do Sul, faixa norte do Maranhão, norte e leste do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, interior da Paraíba, de Pernambuco, oeste de Alagoas e norte da Bahia.
Alerta para umidade relativa abaixo dos 20% no norte de Goiás, boa parte de Tocantins, sul do Piauí e do Maranhão, parte do interior da Bahia e noroeste de Minas Gerais.
Alerta chuva frequente e volumosa no litoral, no Grande Rio e litoral sul fluminense.
Alerta chuva moderada a forte nas demais áreas fluminenses, sul do Espírito Santo e sudeste mineiro.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no extremo norte do estado de São Paulo, na Grande Belo Horizonte, leste e sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, em Vitória, norte, oeste e noroeste do Amazonas, noroeste de Roraima, faixa norte do Pará e no Amapá.