Oferecido por
Nos próximos dias a chuva será mais frequente pelo Sul do país, começando já neste domingo (18), com pancadas de chuva, durante o início do dia, no oeste do Rio Grande do Sul e que se espalha mais a partir da tarde, ganhando ao mesmo tempo intensidade, na maior parte do estado gaúcho, inclusive em Porto Alegre, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Há riscos de pancadas fortes, por vezes na forma de temporais, com descargas elétricas atmosféricas e com possibilidade de granizo.
Os acumulados de chuva mais elevados no domingo acontecem sobre o oeste gaúcho, com destaque para as cidades de Uruguaiana e Alegrete. Devido ao tempo mais fechado, Alegrete e Uruguaiana têm máximas de apenas 22°C.
Possibilidade de temporais nos próximos dias nos três(3) estados do Sul do país. Fonte: Getty Images.
Na segunda-feira (19) a chuva forte ocorre a qualquer hora do dia, e vem na forma de temporais pelos estados gaúchos, catarinenses, e no sudoeste, oeste e sul do Paraná, e a partir da tarde nas demais áreas paranaenses, incluindo Curitiba. Além das rajadas de vento que passam dos 60km/h, há para volumes elevados de chuva e possibilidade para queda de granizo nesses três estados.
Aliás, essas condições de tempo instável, com pedras de gelo e acumulados altos devem se estender para parte do Mato Grosso do Sul, em especial sua metade sul, e de maneira isolada do sudoeste ao norte paulista.
A chuva persiste até a quinta-feira (23) sobre o Sul do país, com condições para mais temporais, ventania e queda de granizo.
Teremos acumulados alcançando os 100 mm até meados da semana que vem, dia 21, no oeste, noroeste e norte do Rio Grande do Sul e no centro , oeste e pontos do sudeste de Santa Catarina. E até o final da semana que vem somando mais de 100mm sobre Santa Catarina, parte do Rio Grande do Sul e também pelo estado do Paraná, e nesse mesmo período, esses volumes podem ser atingidos no sul do Mato Grosso do Sul, parte do estado de São Paulo e até o dia 26 de setembro em parte da metade sul de Minas Gerais e pontos do Rio De Janeiro.
Acumulados de chuva previstos entre os dias 17 e 21 de setembro. Fonte:Climatempo
Acumulados de chuva previstos entre os dias 22 e 26 de setembro. Fonte:Climatempo
Os sistemas que irão causar esses temporais pelo Sul do país nesses dias que se seguirão são: um corredor de umidade que vem da Amazônia, uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul nos dias 18 e 19 de setembro, mais uma frente fria que avança pelo sul do país entre os dias 19 e 21 de setembro, mais cavados meteorológicos nos níveis médios e baixos na atmosfera (que são baixas pressões relativas e mais alongadas), as fortes correntes de vento em altitude, e uma área de baixa pressão atmosférica, que se formará na costa Sul e Sudeste do país, entre os dias 19 e 20 de setembro, e que terá características de ciclone extratropical e dará origem a uma frente fria em meados da semana que vem, sendo mais evidente já na quinta-feira (22).
Veja também: Mar agitado no Sul e Sudeste neste fim de semana
Ar frio provoca geada neste final de semana no Sul e Sudeste