1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Furacão Fiona causará chuva volumosa na República Dominicana
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Furacão Fiona causará chuva volumosa na República Dominicana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 Com colaboração de Fabiene Casamento e Stefanie Tozzo 

 

Furacão Fiona, de categoria 1 da Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 149km/h, já atinge o leste da República Dominicana. Segundo imagens de radar e satélite, neste início de segunda-feira (19), já há chuva intensa por todo o Porto Rico e ganhando força pelo leste da República Dominicana.

  

GANIMYuxaer30

Imagem de Satélite do Furacão Fiona. Fonte: NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço)

 

Fiona é o terceiro Furacão a se formar no Oceano Atlântico neste ano de 2022. Lembrando que a temporada de furacões nessa região do Oceano vai de maio até novembro.

 

Ressalta-se que a mais recente temporada de furacões no Norte do Atlântico com 3 furacões até 18/09 foi em 2019, segundo dados da Universidade do Colorado. A última temporada com poucos furacões no Atlântico foi em 2013, com apenas 2. 

 

Nos próximos dias, conforme se desloca para o Atlântico, em direção a ilha das Bermudas, Fiona ganhará força, pois percorrerá águas da superfície do mar entre 28 e 31°C. Podendo assim, atingir a categoria 3, da escala Saffir-Simpson, com uma velocidade de vento de 202km/h, a partir do dia 21 de setembro. 

 

Até o dia 21 de setembro deve chover mais de 250mm pelo norte e centro leste da República Dominicana e até o dia 24 de setembro, mais de 300mm na ilha das Bermudas.

 

As ondas do mar também são destaques, e devem passar dos 5 metros de altura nas ilhas do Caribe, no Haiti, República Dominicana, Porto Rico, e ficar acima dos 9 metros de altura na ilha das Bermudas, e com mais de 3 metros na costa leste dos Estados Unidos, nestes próximos dias.

 

 

Tufões no Oceano Pacífico nos últimos dias

 

O super tufão Nanmadol, que chegou a ter ventos de 250 km/h entre os dias 16 e 17 de setembro no oeste do Oceano Pacífico, próximo do sul do Japão. Agora atua mais sobre o sul do Japão, rebaixado à categoria de tempestade tropical.

 

Além de causar ventania, ondas elevadas no mar, as chuvas são intensas nas próximas horas e os acumulados devem passar dos 100 mm em parte do Japão até amanhã. Ou seja, o sistema deve percorrer o país até o final do dia 20/09/2022, amanhã.

 

japansat

Imagem de satélite de Nanmadol, que chegou a ser super tufão e foi rebaixado para tempestade tropical. Fonte: Himawari/NOAA.

 

Na semana passada havia o tufão Muifa, que atingiu a China no dia 14 de setembro na costa de Zhoushan, província de Zhejiang, com ventos máximos sustentados de 151 km/h, e o Distrito Fengxian de Xangai, algumas horas depois, com ventos máximos sustentados de 126 km/h.

 

Muifa foi o mais forte desde 1949 na cidade de Xangai, de acordo com o Serviço Meteorológico de Xangai. Houve registros de danos, como inundações na região. 


Segundo dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), Muifa foi o mais forte na cidade deste Furacão Pearl, em 1948, equivalente à categoria 2 da escala Saffir Simpson, considerado um forte tufão. Ressalta-se que no mar, do oeste do Pacífico, o Tufão Muifa deste ano chegou a equivalência da categoria 4 da escala Saffir-Simpson, com ventos de 209km/h no dia 11 de junho.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias