Oferecido por
Com colaboração de Fabiene Casamento e Stefanie Tozzo
Furacão Fiona, de categoria 1 da Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 149km/h, já atinge o leste da República Dominicana. Segundo imagens de radar e satélite, neste início de segunda-feira (19), já há chuva intensa por todo o Porto Rico e ganhando força pelo leste da República Dominicana.
Imagem de Satélite do Furacão Fiona. Fonte: NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço)
Fiona é o terceiro Furacão a se formar no Oceano Atlântico neste ano de 2022. Lembrando que a temporada de furacões nessa região do Oceano vai de maio até novembro.
Ressalta-se que a mais recente temporada de furacões no Norte do Atlântico com 3 furacões até 18/09 foi em 2019, segundo dados da Universidade do Colorado. A última temporada com poucos furacões no Atlântico foi em 2013, com apenas 2.
Nos próximos dias, conforme se desloca para o Atlântico, em direção a ilha das Bermudas, Fiona ganhará força, pois percorrerá águas da superfície do mar entre 28 e 31°C. Podendo assim, atingir a categoria 3, da escala Saffir-Simpson, com uma velocidade de vento de 202km/h, a partir do dia 21 de setembro.
Até o dia 21 de setembro deve chover mais de 250mm pelo norte e centro leste da República Dominicana e até o dia 24 de setembro, mais de 300mm na ilha das Bermudas.
As ondas do mar também são destaques, e devem passar dos 5 metros de altura nas ilhas do Caribe, no Haiti, República Dominicana, Porto Rico, e ficar acima dos 9 metros de altura na ilha das Bermudas, e com mais de 3 metros na costa leste dos Estados Unidos, nestes próximos dias.
Tufões no Oceano Pacífico nos últimos dias
O super tufão Nanmadol, que chegou a ter ventos de 250 km/h entre os dias 16 e 17 de setembro no oeste do Oceano Pacífico, próximo do sul do Japão. Agora atua mais sobre o sul do Japão, rebaixado à categoria de tempestade tropical.
Além de causar ventania, ondas elevadas no mar, as chuvas são intensas nas próximas horas e os acumulados devem passar dos 100 mm em parte do Japão até amanhã. Ou seja, o sistema deve percorrer o país até o final do dia 20/09/2022, amanhã.
Imagem de satélite de Nanmadol, que chegou a ser super tufão e foi rebaixado para tempestade tropical. Fonte: Himawari/NOAA.
Na semana passada havia o tufão Muifa, que atingiu a China no dia 14 de setembro na costa de Zhoushan, província de Zhejiang, com ventos máximos sustentados de 151 km/h, e o Distrito Fengxian de Xangai, algumas horas depois, com ventos máximos sustentados de 126 km/h.
Muifa foi o mais forte desde 1949 na cidade de Xangai, de acordo com o Serviço Meteorológico de Xangai. Houve registros de danos, como inundações na região.
Segundo dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), Muifa foi o mais forte na cidade deste Furacão Pearl, em 1948, equivalente à categoria 2 da escala Saffir Simpson, considerado um forte tufão. Ressalta-se que no mar, do oeste do Pacífico, o Tufão Muifa deste ano chegou a equivalência da categoria 4 da escala Saffir-Simpson, com ventos de 209km/h no dia 11 de junho.