Oferecido por
Depois três meses "adormecido", o Atlântico Norte despertou feroz, gerando tempestades violentas e furacões. Em uma semana, dois sistemas muito violentos se formaram. O furacão Fiona varreu a costa leste dos Estados Unidos e foi parar no Canadá! Agora, Ian chega a Flórida como um furacão de categoria 3.
Furacão Ian (categoria 3) avança para Flórida (EUA) com ventos de 195 km/h
No informe das 3 horas da madrugada (6:00 UTC) desta quarta-feira, 28 de setembro, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), localizado em Miami, Flórida, informou que o furacão Ian estava a cerca de 155 km Naples, na Flórida, com ventos sustentados de 195 km/h, movendo-se para norte/nordeste (indo para a costa oeste da Flórida) com 17 km/h.
O estado da Flórida está em alerta total e recomendação de evacuação das pessoas foi dada para algumas áreas porque a expectativa é de danos severos e risco de morte.
Furacão Ian - 28/9/2022 (Fonte: NOAA)
Ian é categoria 3
A previsão é de ressacas violentas, com ondas que podem chegar aos 4 metros em locais da costa oeste, além de ventos catastróficos. Ainda em deslocamento sobre o mar, o furacão Ian foi classificado como um sistema de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até o grau 5, na madrugada desta quarta-feira. Ao entrar em terra firme, o que deve ocorrer no decorrer do dia, sua força diminui, mas ainda será um furacão muito perigoso. Nesta quinta-feira, 29, Ian deve enfraquecer um pouco mais e aí passará a ser uma intensa tempestade tropica, ainda provocando muita chuva e ventos fortes.
Além da Flórida, a chuva e ventos intensos de Ian devem afetar outros estados do sudeste do Estados Unidos
Trajetória prevista do furacão Ian (Fonte: NHC)