Oferecido por
Segunda-feira de temporais desde o Amazonas até o Rio De Janeiro, incluindo os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, sul do Espírito Santo e de Roraima, e no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul.
A chuva no país acontece devido à circulação dos ventos nos níveis médios e altos da atmosfera, há também um pouco de umidade que vem desde a Amazônia até o Sudeste do país. Na noite de segunda, uma frente fria que se forma entre a costa do Sul e Sudeste do país ajuda reforçar ainda mais estas instabilidades.
Previsão do tempo para 03/10/2022 - segunda-feira
Na Região Sudeste a chuva acontece em todos os estados, e sobre parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e pontos de Minas Gerais essa chuva já vem logo cedo e se espalha no decorrer do dia. Há riscos de temporais nestes estados e também sobre o sul do Espírito Santo. A chuva pode vir com moderada a forte intensidade e com raios também nas demais áreas capixabas e no oeste do estado de São Paulo.
Atenção aos volumes de chuva elevados, com potencial para alagamentos, no norte e leste paulista, no litoral de SP, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nestas áreas, também há condições, além de fortes rajadas de vento, de ocorrências de queda de granizo.
Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas ficam mais baixas na maior parte do estado de São Paulo, do sul e zona da mata mineira e em parte do estado do Rio de Janeiro, nas demais áreas do Sudeste, a sensação térmica é de calor.
O desenvolvimento de um ciclone extratropical na costa da Região Sul do país ajudará a causar fortes rajadas de vento pelo estado gaúcho e no sudeste e leste catarinense. Com valores que chegam aos 60km/h. Ainda pode chover pela manhã no norte do Paraná, com forte intensidade, mas boa parte da Região terá uma segunda-feira sem chuva e com temperaturas mais amenas, principalmente no PR, e em SC. Atenção para chuva isolada e com possibilidade de queda de granizo, em pontos isolados do leste catarinense.
A chuva também pode começar desde cedo no Centro-Oeste do país, em pequenos pontos de Mato Grosso, norte de Goiás e sudeste do Mato Grosso do Sul. Essa chuva se espalha mais durante a tarde e há risco de temporais. Mesmo com a chuva, grande parte da Região segue quente e com sensação de abafamento.
Foto: Getty Images
As instabilidades, associadas ao calor, à alta umidade, provocam nuvens muito carregadas no Norte do Brasil. Nesta segunda, risco de temporais, chuva volumosa e persistente no Amazonas, em Rondônia, Roraima e no Acre. O tempo segue firme apenas no Tocantins e no extremo sudeste do Pará, e com atenção a umidade do ar abaixo dos 30% no meio da tarde.
Por outro lado, a maioria das áreas do Nordeste seguem sem chuva, com muito calor e baixa umidade relativa do ar. Índices abaixo de 30% ainda podem ser registrados no interior da Região. Chove apenas no extremo oeste do Maranhão, do leste de Alagoas ao leste do Rio Grande Norte e do oeste ao sul e litoral da Bahia, incluindo a região de Salvador, mas a chuva é mais isolada. Atenção também para as rajadas de vento em boa parte da Região Nordeste, com valores em torno de 50km/h.
Alertas meteorológicos para 03/10/2022 - segunda-feira
Alerta de temporais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Cuiabá
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em MS, interior de SP, norte e leste de MT, no DF, ES, oeste e litoral do PA, AP e RR
Rajadas de vento de 40 a 60 km/h no litoral, leste e sul do RS
Alerta de temporais no AM, AC e em RO
Atenção para chuva forte no norte do Paraná
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no interior do Nordeste, sul da Bahia, litoral sul de SC e norte do RS
Umidade relativa do ar abaixo de 30% no TO, PI, MA, norte da BA, interior do RN, PB e PE
Atenção para chuva moderada a forte em Macapá