Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Tornado do tipo Landspout atinge Paranavaí-PR

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tornado do tipo Landspout atinge Paranavaí-PR

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

     

    Imagem meramente ilustrativa. Fonte: Getty Images

     

    Os fortes temporais desta segunda-feira (10) sobre o Paraná trouxeram chuva volumosa, ventania e até mesmo, tornado. Diversas pessoas registraram uma nuvem funil nos céus de Paranavaí. Essa nuvem funil, de fato, chega ao solo e é um tornado do tipo Landspout. 

     

    GettyImages-135160819

    Imagem meramente ilustrativa de tornando tocando o solo. Fonte: Getty Images

     

    Tornado Landspout - observado em Paranavaí-PR


    Destaca-se que o tornado do tipo landspout, como os caçadores de tornados classificam, não se forma a partir de uma tempestade super-célula como uma cunha ou um tornado de cone. Em vez disso, elas se formam através de uma área de rotação que se origina perto da superfície, e não de cima (como acontece nos outros tipos de tornados). Assim, esse ar rotativo é esticado verticalmente até chegar próximo as nuvens e normalmente tem intensidade menor que tornados tradicionais. 

     

    O que é um tornado?

     

    O tornado é uma nuvem em forma de funil que toca o solo e cujos os ventos giratórios podem alcançar de 110km/h a 500km/h. Essa intensidade dos ventos são medidas por uma escala chamada Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale), que vai de 0 à 5. Vale salientar que o tornado é o fenômeno mais devastador, possui um pequeno diâmetro e dura pouco, de minutos a meia hora, causando consequentemente danos por onde passa. Ele se forma, geralmente, em uma nuvem de tempestade chamada de super célula, que surge a partir do encontro de uma massa de ar frio e seca com outra massa de ar quente e úmida. Quando essas massas apresentam ventos com direções opostas começa a ocorrer um torque ou um giro que vai até o chão, ou seja, uma nuvem em forma de funil consegue atingir o chão - conforme já citado anteriormente.

     

    No Brasil, a primavera é a época mais propícia para esse fenômeno acontecer e as regiões com maior probabilidade de ocorrer são os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e até mesmo na região do Amazonas. 

     

    Entenda a diferença entre tornado, downburst e microburst. 

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias