Oferecido por
Uma frente fria ajuda a formar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, que provocam mais chuva sobre Santa Catarina e Paraná
A situação do Paraná e de Santa Catarina é preocupante. Os dois estados receberam grandes volumes de chuva desde o início desta semana e a previsão é de mais chuva nesta quinta-feira, com risco de chuva forte em muitas áreas dos dois estados.
De acordo com medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no período de 72 horas entre aproximadamente 15h30 do dia 9 e 15h30 de 12 de outubro de 2022, o município catarinense de Galvão acumulou quase 333 mm de chuva, o que representa mais do que a média normal de chuva para todo o mês de outubro.
O Epagri-Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e ambiental do governo de Santa Catarina, registro 283,2 mm em Novo Horizonte nas últimas 96 horas, desde a segunda-feira, 10 de outubro
Muitas áreas do oeste e centro de Santa Catarina, do oeste e do sul do Paraná acumularam de 150 mm a 250 mm de chuva, desde o início da semana. A média normal de chuva em outubro, para a maioria das áreas do Sul do Brasil, varia de 180 a 220 mm, mas chega a valores entre 260 mm e 300 mm no oeste dos estados.
Média Climatológica de chuva no Brasil para outubro (Inmet)
Previsão
Áreas de instabilidade persistem sobre Santa Catarina e Paraná pelo menos até o domingo. Até lá, a previsão é de chuva frequente, ainda podendo forte hoje e amanhã. O tempo chuvoso deve continuar no fim de semana em particular no leste dos estados, com previsão de chuva também para as capitais Florianópolis e Curitiba.