Oferecido por
O mês de outubro de 2022 está sendo marcado pela primavera com a presença do Fenômeno La Ninã que tem provocado muitas instabilidades e chuva forte sobre o Sul do país, especialmente entre o norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Os acumulados de chuva neste mês de outubro indicam volumes bastante elevados no sudoeste e sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina, com acumulados que passam de 300 mm em algumas áreas.
Em termos de desvio em relação à média Climatologia, do que seria normal nessa época do ano em algumas áreas dessas regiões, indicaram acumulados acima de 150 mm acima do que seria o esperado para este período. Alguns locais do oeste catarinense já estão registrando o outubro mais chuvoso desde 2017.
Foto: Getty Images
Esta semana não deve ser muito diferente. Há previsão indica a presença de instabilidades e temporais nos três estados da Região Sul ao longo da semana. A partir desta terça-feira (18), a chuva ganha mais força sobre boa parte do Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira(21), também aumentam mais pelo Paraná e avançam para os demais estados da Região Sudeste, e também sobre o Centro-Oeste.
Com relação à chuva no Centro-Oeste temos uma novidade, já que a precipitação mais forte deve atingir grande parte do estado do Mato Grosso até sexta-feira(21), atingindo áreas do norte e nordeste do estado, que até então não tinham recebido precipitações significativas. Até sexta-feira as instabilidades devem atingir estas áreas e parte dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.
Na próxima semana a chuva também se espalha mais sobre a Região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a partir do domingo (23) e da segunda-feira (24) as precipitações se tornam mais regulares; já que as áreas de instabilidade presentes no Sul do país conseguem avançar em direção à Região Sudeste, alinhando a umidade da Amazônia e pegando toda a faixa que vai desde o estado do Amapá, Pará, Tocantins Maranhão, Bahia e também o norte do estado de Minas Gerais. Com exceção do Piauí, todas as áreas do MATOPIBA devem receber por volumes de chuva significativos já partir da próxima semana.