1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuvas de outubro já são maiores desde 2017
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas de outubro já são maiores desde 2017

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

O mês de outubro de 2022 está sendo marcado pela primavera com a presença do Fenômeno La Ninã que tem provocado muitas instabilidades e chuva forte sobre o Sul do país, especialmente entre o norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Os acumulados de chuva neste mês de outubro indicam volumes bastante elevados no sudoeste e sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina, com acumulados que passam de 300 mm em algumas áreas.

 

Em termos de desvio em relação à média Climatologia, do que seria normal nessa época do ano em algumas áreas dessas regiões, indicaram acumulados acima de 150 mm acima do que seria o esperado para este período. Alguns locais do oeste catarinense já estão registrando o outubro mais chuvoso desde 2017.

 

GettyImages-1026280070 (1)

Foto: Getty Images

 

Esta semana não deve ser muito diferente. Há previsão indica a presença de instabilidades e temporais nos três estados da Região Sul ao longo da semana. A partir desta terça-feira (18), a chuva ganha mais força sobre boa parte do Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira(21), também aumentam mais pelo Paraná e avançam para os demais estados da Região Sudeste, e também sobre o Centro-Oeste.

 

Com relação à chuva no Centro-Oeste temos uma novidade, já que a precipitação mais forte deve atingir grande parte do estado do Mato Grosso até sexta-feira(21), atingindo áreas do norte e nordeste do estado, que até então não tinham recebido precipitações significativas. Até sexta-feira as instabilidades devem atingir estas áreas e parte dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

 

Na próxima semana a chuva também se espalha mais sobre a Região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a partir do domingo (23) e da segunda-feira (24) as precipitações se tornam mais regulares; já que as áreas de instabilidade presentes no Sul do país conseguem avançar em direção à Região Sudeste, alinhando a umidade da Amazônia e pegando toda a faixa que vai desde o estado do Amapá, Pará, Tocantins Maranhão, Bahia e também o norte do estado de Minas Gerais. Com exceção do Piauí, todas as áreas do MATOPIBA devem receber por volumes de chuva significativos já partir da próxima semana.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias