Oferecido por
Pela Climatempo/Defesa Civil de Santa Catarina
Em Itá, no meio oeste de Santa Catarina, foi confirmado a ocorrência de tornado na tarde do dia 13 de outubro de 2022, pela Defesa Civil do estado catarinense.
A chuva intensa em Itá, que veio com fortes rajadas de vento e queda de granizo se deve ao desenvolvimento de uma nuvem supercélula, com característica tornádica (Tornado). E se formou, por conta da presença do calor e umidade oriunda da região Amazônica combinada ao aprofundamento de uma área de uma área de baixa pressão atmosférica.
Segundo a imagem do radar meteorológico e a analise da Defesa Civil de Santa Catarina, é possível ver o deslocamento e rápida intensificação de uma supercélula sobre o município de Itá. Essa supercélula, com característica tornádica (Tornado), apresenta altos valores de refletividade (dBZ) com presença de granizo e fortes rajadas de vento (110 - 120km/h), além do formato de um gancho na imagem do radar do CAPPI (dBZ), onde indica a posição do tornado no local.
Imagens de radar do oeste catarinense, entre às 16h21 e às 16h31 do dia 13/10/2022. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.
As imagens abaixo também indicam objetos e destroços deixados pela passagem do tornado, com destruições espalhadas de forma circulares, além de telhas e árvores retorcidas, árvores arrancadas pela raiz, infraestruturas destelhadas.
Imagem dos danos causados pela passagem do tornado no dia 13/10/2022 em Itá(SC).. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.
Imagem da árvore arrancada pela raiz por conta da passagem do tornado no dia 13/10/2022 em Itá(SC). Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.
Entenda: Qual a diferença entre tornado, downburst e microburst?
E Saiba a diferença entre um gustnado e um tornado