Oferecido por
Com colaboração de Angela Ruiz
A semana começa com previsão de aumento das instabilidades sobre boa parte da Região Norte. Além do tempo quente e úmido e bastante abafado, muitas instabilidades devem se espalhar pela região nos próximos dias. Neste domingo, Acre, centro sul do Amazonas e Rondônia ficam em alerta para temporais.
A capital Manaus, vive um feriadão prolongado. Nesta segunda (24) é aniversário da cidade que completa 353 anos e na terça-feira(25) será ponto facultativo. Pela cidade muitas comemorações e festejos foram organizados para comemorar a data.
A cidade tem possibilidade de chuva todos os dias, desde semana, mas o alerta é para as próximas 72 horas. A tendência é de aumento das instabilidades pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com raios e ventos. Não dá pra descartar o risco de temporais, especialmente nesta segunda-feira, dia do aniversário da cidade.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre 23 e 27 de outubro de 2022. Fonte: Climatempo.
Nestes início de semana os acumulados de chuva tendem a ser elevados em parte do Amazonas. Com os maiores valores de água, de 50 a 150mm na média, sendo registrados, até o dia 27 de outubro, no noroeste e oeste do estado, como em pontos do extremo sul e leste do Amazonas.
O nível do Rio Negro (em Manaus) está tendo a menor nível dos últimos 7 anos
Na manhã de domingo (23) o nível do Rio Negro, no Amazonas, era de 16,33 metros de altura, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Sendo o menor valor do Rio Negro desde 2015, quando o nível chegou aos 15,92 metros de altura. Ou, seja o Rio Negro está tendo agora o seu menor valor dos últimos 7 anos.
Ressalta-se que o maior valor de vazante no Rio Negro foi no dia 24 de outubro de 2010, com 13,63 metros de altura apenas.
Menores cotas do nível do Rio Negro no Amazonas.
Foram 130,4mm de chuva em Manaus, no Amazonas, neste mês de outubro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Ficando levemente acima da média do mês de 1991 à 2020, que é de 113,9mm. Porém, vale ressaltar que choveu pouco e abaixo da média nos últimos três meses na cidade, de julho à setembro, e em Maio também, o que contribuiu para essa queda no nível do rio.
Chuva mensal de 2022 em Manaus(AM). Fonte:INMET.