Oferecido por
Nuvem iridescente de piléus foi observada na quarta-feira, no dia 26 de outubro de 2022, em São Luis, no Maranhão. Isso se deve a um grupo de gotículas de água que têm um tamanho uniformemente semelhante, sobre a nuvens piléus no caso, e, portanto, juntas difratam diferentes cores da luz solar em diferentes quantidades.
São Luís, MA, na tarde de 26 de outubro de 2022. Fonte: Aderson Euler.
Mais detalhes da nuvem iridescente e de nuvem Piléus
Piléus é nuvem acessória de pequena extensão horizontal, em forma de capa, capacete ou capuz acima do topo ou presa à parte superior de uma nuvem cumuliforme que muitas vezes a penetra. Vários píleos podem ser observados sobrepostos, quando ocorre. Ou seja, ocorrem geralmente em nuvens Cumulus e Cumulonimbus.
Já a Nuvem Iridescente é diferente do arco-íris que há refração da luz solar com as gotinhas de águas nas nuvens (quando os raios solares passam dentro das gotas de água suspensas no ar), na iridescência, ou nas nuvens iridescentes, há difração da luz solar com as gotículas de água nas nuvens (que são bem pequeninas e vários gotas do mesmo tamanho), onde a incidência da luz solar contorna a gotinhas de água nas nuvens.
A irisação ou nuvem iridescente é um fenômeno óptico que ocorre devido à decomposição da luz solar em 7 cores do arco-íris.
A definição completa da irisação é a difração da incidência da luz solar nas gotículas de água nas nuvens, cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera. Onde há um contorno da luz solar sobre as gotículas pequenas e uniformes nas nuvens.
Além disso, geralmente, há a presença de nuvens do tipo Cirrocumulus (presente acima dos 6 km de altura) e algumas do tipo Altocumulus (presente entre 2 a 4km de altura), que são nuvens que estão geralmente relacionadas com a ocorrência de irisação. Vale lembrar que esses tipos de nuvens não causam chuvas, como também ocorrem em nuvens Cumulus, nuvens lenticulares, e muito raramente em nuvens Cirrus.
Lembrando que não é tão fácil observar esse fenômeno, pois o comprimento de onda média da luz visível é da ordem de 0,5 micrômetros, dimensões não comuns no dia-a-dia. A difração da luz ocorre de maneira semelhante em um CD.
Ou seja, a iridescência pode ocorrer em qualquer tipo de nuvem que possua micro cristais de gelo, não aglomerados, mas cristais mesmo de gelo.