1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Frio atípico em novembro: primeiros dias com geada e neve no Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio atípico em novembro: primeiros dias com geada e neve no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Uma forte e grande frente fria em formação neste domingo (30), no estado do Rio Grande do Sul, vai provocar um fenômeno excepcional nos primeiros dias do mês de novembro. Na retaguarda do sistema, uma forte massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Sul do país, provocando frio intenso e temperaturas negativas. 

 

fdecf5490f2b6f28abd7b4b5d9688fd6

Foto: Neve em São Joaquim em 17 de maio de 2022 - Imagens Mycchel Legnaghi/ São Joaquim Online

 

 

As temperaturas serão invertidas já nesta segunda-feira (31). A menor temperatura do dia será registrada à noite e não pela manhã, como de costume. A madrugada e amanhecer da terça-feira será gelada na Região, com possibilidade de neve, chuva congelada e outras precipitações invernais sobre as áreas de Serra e Planalto de Santa Catarina, além da ocorrência de geada nas primeiras horas do dia no Rio Grande do Sul. 

sul-neve

Confira abaixo onde pode nevar/gear no Sul do país, nesta terça-feira, 1 de novembro de 2022

 

Lembrando que se isso ocorrer, será a primeira vez na história que acontece em um mês de novembro no Brasil.

 

O frio persiste ao longo desta primeira semana do mês. Na quarta-feira (02) e na quinta (03), risco de geada nas serras gaúchas e catarinense e no extremo sul do Paraná.

 

Entenda o motivo do frio tardio no país

 

Este frio, fora de época, tem relação sim com o fenômeno La Niña (que atua pelo terceiro ano consecutivo no Brasil). É comum que as massas de ar frio sigam avançando pelo país durante a primavera, especialmente pelo leste da Região Sul e Sudeste do país. A atuação do La Niña contribui para que mais frentes frias avancem pelo Sul do Brasil no decorrer da estação. Nos últimos dias de outubro, tem uma forte queda da Oscilação Antártida, fazendo com que a circulação dos ventos na alta e médica atmosfera fique mais ondulada, com isto há maior troca de ar entre as regiões polares e tropicais no hemisfério Sul; fazendo com que o ar gelado das regiões polares, avancem mais sobre o país.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias