Oferecido por
O Brasil vive um início de novembro completamente atípico. Uma grande e forte frente fria avança sobre o país, associada a uma massa de ar frio de origem polar muito forte para esta época do ano.
A passagem desta frente fria provocou temporais em áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte do Brasil e nesta terça-feira, 1 de novembro, esta forte frente fria começa a influenciar áreas do Nordeste.
Foto: Istock
Tecnicamente esta é uma frente fria que já seria considerada muito forte se ocorresse no inverno. A intensa massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria é muito forte para esta época do ano. Nesta terça-feira, esta massa polar causa temperaturas muito baixas e incomuns para novembro nos estados do Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, em parte de Mato Grosso, de Rondônia e do Acre. O frio é intenso, para novembro, também no Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.
Nos próximos dias, este ar frio se espalha ainda mais sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste.
Rio Branco, a capital do Acre, poderá sentir um frio de 13°C. Em São Paulo, a temperatura pode baixar para 10°C. A última vez que o dígito 10 de temperatura foi observado em novembro foi em 2011.
Porto Alegre poderá registrar 9°C, o que não ocorre em novembro desde 2016.
Curitiba poderá ter até 6°C esta semana e última vez que o dígito de 6°C ocorreu em novembro foi em 1979.
Campo Grande teve ter frio de até 9°C esta semana.
Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim