Oferecido por
No Oceano Atlântico, próximo à Bahamas, atua uma tempestade subtropical de nome Nicole, que sustenta uma velocidade do vento de 74km/h.
Ela se formou como um ciclone subtropical na última segunda-feira (07) e conforme Nicole se aproximar da costa do leste da Flórida (nos Estados Unidos) se tornará um ciclone tropical passando por águas superfícies entre 27 e 28°C, e somada com pouca variação do vento em altitude, ganhará energia e força se transformando em um furacão de categoria 1 da escala Saffir-Simpson, com ventos chegando aos 120,4km/h entre os dias 09 e especialmente no dia 10 de novembro de 2022, ou seja entre a quarta e quinta-feira desta semana.
Posição da tempestade Nicole na terça-feira (08). Fonte: Nasa
Ressalta-se que já na tarde de terça-feira (08), hoje, Nicole já se torna uma tempestade totalmente tropical.
Entenda as diferenças de ciclones tropicais, extratropicais e subtropicais
Posição da tempestade Nicole na terça-feira (08). Fonte: Stormgeo
Atenção a chuva volumosa pela Flórida (nos Estados Unidos) e em Bahamas nas próximas horas
Nicole traz já chuvas intensas nas ilhas das Bahamas nesta terça e até o final do dia forma mais instabilidades pelo sudeste e sul da Flórida. Já entre quarta e quinta-feira (10) a chuva seguirá torrencial em Bahamas e também ocorrerá sobre toda a Flórida. Pois, a Nicole, como furacão, já atinge a região do sul dos Estados Unidos.
E nesse período, teremos condições além da chuva intensa e fortes ventos costeiros, de mais de 100km/h, teremos também inundações costeiras e ondas de mais de 5 metros de altura, nas ilhas de Bahamas e da costa da Flórida e nas Carolinas, até sábado (12).
Nicole deve atingir como furacão o leste da Flórida já nesta quinta-feira (10) e percorrerá até o final de semana todo o sudeste, leste e nordeste dos Estados Unidos, passando pela Georgia, Carolinas do Norte e Sul, Virgínia, até Connecticut, como uma tempestade tropical até meados da sexta-feira e perderá suas características de ciclone tropical já no final da sexta e se fundirá com uma frente fria no meio do Atlântico no sábado(12) de manhã.
Deve chover entre 100 e 300mm do sul até o nordeste dos Estados Unidos, com os maiores volumes sendo registrados na Flórida, Carolina do Norte e do Sul e na Geórgia. Já nas Bahamas choverá entre 100 e 400mm até quinta-feira (10).
Previsão de volume de chuva até o dia 13 de novembro no sul dos Estados Unidos em polegadas. Fonte: NOAA.
Nicole atingirá a Florida nesta que ainda está se recuperando da passagem do furacão Ian, que chegou como categoria 4 da escala Saffir-Simpson no final de setembro deste ano.
Furacão Ian e as mudanças climáticas
A última vez que se relatou um furacão na Flórida em um mês de novembro foi em 1985, precisamente no dia 21/11, com o Furacão Kate, que atingiu o noroeste da Flórida como de categoria 2, com ventos de 157,4km/h.
Já pela costa leste da Flórida, como ocorrerá agora com a Nicole, a última vez que se teve um furacão em novembro nessa faixa foi em 1935, precisamente em 04 de novembro de 1935 com o Furacão Yankee. Há 87 anos atrás.