Oferecido por
O estado de Mato Grosso do Sul era a região mais quente no Brasil na tarde desta quinta-feira, 10 de novembro. Em Campo Grande, capital do estado, a temperatura alcançou os 35,0°C e agora este é o novo recorde de calor para o anos de 2022, até o momento. O recorde anterior de maior temperatura máxima em Campo Grande era de 34,9°C em 28/8/2022.
Na semana passada, durante a intensa onda de frio que passou pelo Brasil, Campo Grande registrou temperatura mínima de 9,5°C e uma máxima de apenas 20°C, valores que são extremamente baixos para um dia de novembro nesta parte do país.
Em Corumbá, a temperatura hoje chegou aos 40.3°C, a mais alta entre as medições automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, pelo menos até por volta das 18 horas (Brasília).
Foto: Ivinhema (MS), por Valdeci Sebastião da Silva
Mato Grosso do Sul muito quente
O estado de Mato Grosso do Sul foi a região mais quente no país nesta quinta-feira. Confira as 5 maiores temperaturas neste estado em 10/11/2022 , segundo o Instituto Nacional de Meteorologia
Corumbá: 40,3°C
Maracaju: 39,1°C
Coxim: 39,0°C
Aquidauana: 39,0°C
Nhumirim: 38,9°C
Alerta para temporais
O ar continua quente em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira e também mais abafado. Ventos vindos da região equatorial chegam ao estado trazendo mais umidade para a atmosfera na região de Mato Grosso do Sul. Este ar quente e úmido combinado com a presença de uma área de baixa pressão atmosférica que ganha força entre o Paraguai e o norte da Argentina, vai facilitar o crescimento de muitas nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul.
Depois de uma semana seca e ensolarada, as pancadas de chuva retornam ao estado e com forte intensidade.
No decorrer desta sexta-feira, a nebulosidade aumenta bastante e são esperadas muitas pancadas de chuva e raios por todo o estado, além de fortes rajadas de vento que podem alcançar velocidades em torno de 70 km/h. A chuva cai primeiro nas áreas próximas ao Paraguai, mas rapidamente se espalha pelo estado.
Previsão para o fim de semana prolongado
Durante quase todo o fim de semana prolongado por causa do feriado de 15 de novembro, Mato Grosso do Sul ficará com tempo muito instável e é alto o risco de fortes pancadas de chuva.
No fim de semana e na segunda-feira, 14 de novembro, o Mato Grosso do Sul terá pancadas de chuva frequentes e com risco de temporal. A chuva pode ocorrer a qualquer hora, mas ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens.
No feriado do dia 15 de novembro, uma frente fria vai avançar sobre o Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuva ainda devem ocorrer em quase todo o estado, especialmente à tarde e à noite. No oeste e sul do estado, nas áreas próximas das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, o tempo já deve estar firme pela manhã e a previsão é de que o sol predomine ao longo do dia.
A passagem desta frente fria causa uma diminuição do calor, mas não há previsão de frio intenso e nem prolongado como na semana passada.