Oferecido por
A presença de muitas áreas de instabilidade na atmosfera e a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vão provocar chuvas extremamente volumosas em áreas do Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia nos próximos dias.
Nesta terça-feira (15), os temporais já atingem o estado do Rio de Janeiro e as áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo (inclusive as três capitais), com chuva forte, raios e rajadas de vento em torno de 70km/h. A situação é de ALERTA.
Na quarta-feira (16), as instabilidades ficam ainda mais fortes, com a formação da ZCAS e a chuva aumenta. A situação é de PERIGO para todo o Espírito Santo, o vale do Rio Doce (MG) e o extremo sul da Bahia. Além da grande incidência de raios e das rajadas de vento fortes, a chuva será muito volumosa e há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas. No norte do Rio de Janeiro, ainda chove forte durante a madrugada.
Carta sinótica de quarta-feira (16) com frente fria e sua área de baixa pressão atmosférica na altura do Espírito Santo (azul e vermelho); a formação da Zona de Convergência Intertropical (ZCAS) pelo centro-norte do Brasil (verde), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste (laranja) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na altura do norte do Amapá (laranja).
Na quinta-feira (17), a chuva ainda será forte no norte do Espírito Santo, no sul da Bahia e na divisa de Minas Gerais com esses dois estados, com potencial para novos transtornos. Volumes altos acontecem até a sexta-feira (18).
A ZCAS se desconfigura no sábado (19), diminuindo a intensidade dos temporais e, consequentemente, a chuva se torna mais irregular e isolada e o sol retorna em áreas do Espírito Santo, Minas Gerias e Rio de Janeiro. Já na Bahia, sul do Piaí, sul do Maranhão e Tocantins, o sábado (19) ainda será de tempo instável, com risco de temporais e volumes elevados.