Oferecido por
Foto: Getty Images.
A região do MATOPIBA, a qual abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia está na rota dos temporais nesta sexta-feira (18) e sábado (19).
A influência do extenso corredor de umidade chamado de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), mais as instabilidades em altos níveis da atmosfera e o próprio calor em superfície vão gerar chuvas fortes e torrenciais. A previsão é de acumulados entre 60 mm e 100 mm no oeste da Bahia e pode chover entre 40 e 60 mm no sul do Piauí, do Maranhão e no Tocantins.
Chuva volumosa avança para o oeste da Bahia, Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí. Foto: Getty Images.
Essa fronteira agrícola chamada de MATOPIBA é extremamente importante na produção de grãos e é durante a primavera e o verão que recebe a chuva para o desenvolvimento das lavouras. Lembrando que há poucas semanas, a chuva quase não atingia a região e o predomínio era de tempo árido, associado à longa estiagem.
Mas agora, com as chuvas fortes e volumosas previstas, os temporais com trovoadas e condições de alagamentos e transbordamento de córregos e rios não estão descartados. Haverá reposição de 10 a 20% da umidade em solo para as áreas agrícolas. A partir de segunda-feira (21), a chuva se torna mais isolada na região, mas não cessa totalmente.