Oferecido por
Foto: GettyImages
Nesta quinta-feira (24), diversas áreas de instabilidade espalham condições favoráveis aos temporais, sendo elas: duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma entre a costa do Rio De Janeiro e São Paulo e outra entre Minas Gerais e Goiás, mais um corredor de umidade, cavados meteorológicos e a própria combinação de calor e alta umidade influenciam no tempo sobre o país.
Temporais se formam no Brasil central ao longo do dia. Foto: Getty Images.
Chuva volumosa no Espírito Santo e Minas Gerais
Há alerta máximo para chuvas fortes e volumosas na Serra Fluminense, norte do RJ, norte de São Paulo, em todo o estado do Espírito Santo, no centro, norte e leste de Minas Gerais, no norte de Goiás, no DF, oeste da Bahia, sul do Tocantins, nordeste de MT e sudeste do Pará. Há alto potencial para chuva acompanhada de trovoadas e ventania, concentradas no período da tarde nestas áreas. Com volume alto, atenção aos transtornos como alagamentos e inundações.
Previsão de chuva para quinta-feira (24) através do GFS.
As chuvas são mais isoladas, mas sem descartar temporais nas demais áreas da Região Norte, no sul do Piauí e do Maranhão e também sobre o estado de São Paulo.
Baixa umidade do ar
Já o tempo firme também tem sua vez no Brasil, o avanço de uma massa de ar seco deixa o céu claro, sem chances de chuva e com temperaturas altas durante a tarde no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, em quase todo o estado de Mato Grosso do Sul e também entre o leste do Maranhão até o Rio Grande do Norte. O ar mais seco provoca grande amplitude térmica e queda na umidade relativa do ar, com valores abaixo de 30% nestas áreas. No extremo oeste de Mato Grosso do Sul, a umidade fica ainda mais baixa, inferior aos 20%.
Baixa umidade do ar entre o sul de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24)