Oferecido por
A umidade constante que vem do mar ajuda a provocar o aumento das nuvens carregadas e a chuva acontece de forma constante e volumosa desde o leste de Santa Catarina, até a região de Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Também teremos a borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera (VCAN) que contribuirá nas instabilidades entre os estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro, Goiás e o Distrito Federal.
Destaca-se também para uma área de baixa pressão atmosférica, entre Minas Gerais e a Bahia vão reforçar a chuva persistente entre Minas, Espírito Santo e Bahia, além de mais áreas da região do MATOPIBA.
Vale mencionar também que do Amapá ao norte do Pará a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) auxiliará para a formação de nuvens carregadas, e esse sistema se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios.
Previsão do tempo para 27/11/2012 - domingo
Na Região Sul: Na faixa leste e sudeste de Santa Catarina até o leste do Paraná a chuva é frequente e volumosa, com risco de deslizamentos e alagamentos, por conta da umidade constante que vem do mar. Chove também sobre o norte gaúcho até o norte e oeste paraense, que vem na forma de pancadas. Já o tempo mais firme e com umidade baixa é na metade sul do Rio Grande do Sul.
No Sudeste: Temporais e chuva forte, com altos acumulados em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste do estado de São Paulo, entre o Vale do Paraíba e a Região Metropolitana de SP. Atenção também para a chuva volumosa e frequente no litoral de São Paulo, no Vale do Ribeira, Serra do Mar e proximidades. Também tem pancadas de chuva no interior de SP.
No Centro-Oeste: Boa parte do Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso, e extremo sul de Goiás, com tempo firme umidade baixa, com valores abaixo dos 30%. As temperaturas são elevadas em todo o Centro-Oeste. Com destaque para chuva forte a temporais na metade norte de Goiás, no Distrito Federal e no norte e leste mato-grossense.
No Nordeste: Temporais do oeste ao sul da Bahia, com muitas trovoadas e acumulados altíssimos, indicando risco para alagamentos e inundações. E esse mesmo tipo de chuva, na forma de temporais e acumulados altos, com potencial para danos, também estão previstos no sul do Maranhão e do Piauí. Lembrando que do centro do Maranhão até o oeste de Pernambuco e norte da Bahia também tem pancadas fortes de chuva. Por outro lado, o tempo é firme no oeste do Rio Grande do Norte.
Na Região Norte: Temporais no norte do Amazonas, em Roraima, no leste e sudeste do Pará e norte do Tocantins. Com acumulados mais altos pelo leste do Pará, em todo o Tocantins, no sudeste e norte do Amazonas e em Roraima. De maneira geral, chove em boa parte da Região, por conta de instabilidades e o calor. Tempo firme só no Acre e no sudoeste e oeste de Rondônia.
Alertas meteorológicos para 27/11/2012 - domingo
Atenção para o risco de chuva forte e temporais nas capitais, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Palmas, Teresina, Boa Vista, Manaus, Brasília, São Paulo e Curitiba.
Florianópolis com chuva frequente de moderada a forte intensidade e bem volumosa.
Situação de Perigo: Chuva volumosa frequente, de moderada a forte intensidade no leste e nordeste de Santa Catarina, no leste e litoral do Paraná, no litoral de São Paulo e no Vale do Ribeira, em SP.
Alerta para temporais, com condições para rajadas de vento chegando aos 70km/h, em todo o Espírito Santo, no norte, nordeste e leste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, na Zona da Mata e no sul mineiro, sobre a Bahia, sobre todo o Rio de Janeiro, no sul do Maranhão e do Piauí, no norte do Tocantins, no sudeste e leste do Pará, no norte do Amazonas, em Roraima e no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Atenção para chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes do oeste ao leste do Amazonas, no oeste, noroeste e norte do Pará, no centro do Maranhão e do Piauí, no oeste de Pernambuco, no extremo norte da Bahia, no centro sul do Tocantins, no centro norte de Goiás, no Distrito Federal, no norte e leste do Mato Grosso, no oeste e norte do Amapá, no noroeste ao centro e parte do sul de Minas Gerais, no sudoeste ao leste do estado de São Paulo, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, com também deverá ocorrer no leste e sudeste de Santa Catarina e leste do Paraná.
Rajadas de vento constantes entre 50 e 60km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, no Paraná, pelo estado de São Paulo, como entre 50 e 70m/h pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ventos entre 40 e 50km/h, no também decorrer do dia, no norte do Maranhão, do Piauí, do Ceará e sobre o Rio Grande do Norte.
Atenção para o ar seco com nível de umidade entre 15 e 30% nas horas mais quentes do dia sobre a Fronteira Oeste e região das Missões no estado gaúcho, sobre o estado do Mato Grosso do Sul, no extremo noroeste do estado de São Paulo, no sudoeste e sul do Mato Grosso e sobre o extremo sul de Goiano, além do sul do Acre e extremo oeste e sudoeste de Rondônia.
Chuva persistente e volumosa (de mais de 100 milímetros) entre o leste e nordeste de Santa Catarina, leste do Paraná e todo o litoral de São Paulo e Vale do Ribeira, e proximidades. A chuva também será bem volumosa, de mais de 100mm no Espírito Santo, em pontos do sul ao oeste da Bahia, do nordeste ao leste de Minas Gerais e sobre localidades do Rio de Janeiro, assim como no sudeste do Amazonas ao sul do Pará.
Risco de ressaca entre Florianópolis(SC) e a Ilhabela(SP) entre o final de 26/11 e o final da manhã de segunda-feira (28), com ondas em torno de 2,5 metros de altura.