Oferecido por
Foto: Getty Images.
Áreas de instabilidade sobre o Brasil atreladas a circulação dos ventos na alta camada da atmosfera e a presença do ar quente e úmido, influenciam na formação de nuvens carregadas sobre o Sul do país. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão ainda é de muita chuva para essa quinta-feira (01).
A média Climatológica de precipitação para o mês de novembro, segundo dados do INMET para a cidade de Curitiba -PR por exemplo, é de 125,6mm. Os dados registrados somente neste mês de novembro de 2022 já ultrapassam estes valores, chegando a 172,6mm.
Já na cidade de Florianópolis-SC, o acumulado de precipitação se aproximou da média mensal, que é de 146,6mm, alcançando o valor de 147,2mm neste mês de novembro.
Quando olhamos para cidades como Itajaí-SC, o volume mensal deste novembro, acordo com o INMET, foi de 219 mm, acima da média mensal que é 162 mm.
Em Schroeder-SC, de acordo com o Ciram/ Epagri, novembro teve impressionantes 645 mm de chuva, destes 589,6 mm caíram em apenas quatro dias!
Alagamentos e deslizamentos ainda não estão descartados no leste de Santa Catarina. Foto: Getty Images.
Chuva volumosa nesta quinta-feira (01)
Nesta quinta-feira (01), ficam em alerta especial o litoral de catarinense e o Vale do Itajaí. Nestas áreas há perigo de temporais com chuva bastante volumosa. No restante dos estados, principalmente na faixa centro-leste, também pode chover de forma moderada a forte, com descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Há potencial para danos como alagamentos, inundações e novos deslizamentos de terra.
Quinta-feira (01) ainda com chuva e perigo no leste catarinense.
Chuva diminui a partir de sexta-feira (02)
Entre a sexta-feira (02) e o sábado (03), a intensidade da chuva diminui sobre Santa Catarina e o Paraná, mas a situação ainda exige atenção devido aos altos acumulados de precipitação registrados nos últimos dias e condições geo hidrológicas da região. No domingo (04), com a aproximação de novas áreas de instabilidade sobre a região, a chuva volta a ser mais frequente por todo o território catarinense e paranaense. Na segunda (05) a situação volta a ser de alerta, pois pancadas de chuva forte são esperadas para o leste dos dois estados.