Oferecido por
A presença de um cavado nos níveis médios e altos da atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas, que estão sendo reforçadas pelo fluxo intenso e constante de umidade nos níveis mais baixos da atmosfera. A combinação dessa configuração de ventos já provocou muita chuva entre a madrugada e manhã desta quinta-feira, 1 de dezembro. O tempo continua instável e a previsão é de muita chuva no leste de Santa Catarina. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta para chuva persistente com intensidade moderada com risco de raios e rajadas de vento, além de alagamentos pontuais sobre parte do leste do estado e risco para deslizamentos.
No período de 24 horas, entre 4 horas de 30/11/2022 e 4 horas de 1/12/2022, os volumes de chuva foram extremamente elevados, sobre a Grande Florianópolis. Segundo os dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais foram registrados 279,6 mm em São Pedro de Alcântara, 255,7 mm em São José, 231,4 mm em Palhoça, 190,2 mm em Major Gercino, 188,8 mm em São João Batista, 186 mm em Garuva, 183,7 mm em Florianópolis, 179,8 mm em Antônio Carlos.
Medições do Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico e ambiental do governo de Santa Catarina, registraram 329,4 mm em Santo Amaro da Imperatriz e 195,8 mm em Rancho Queimado.
Foto: Getty Images
Ficam em alerta nas próximas horas e ao longo desta quinta-feira (01), todas as regiões do leste catarinense. Capital, litoral, Vale do Itajaí, região de Joinville ainda podem receber grandes acumulados de chuva no decorrer do dia.
Chuva começa diminuir a partir de sexta-feira, confira!
A Climatempo alerta para o risco de novos transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos decorrente das fortes chuvas!