Oferecido por
Foto: Getty Images.
Áreas de instabilidade sobre o Sudeste do Brasil atreladas a circulação dos ventos na atmosfera e a presença do ar quente e úmido, ainda influenciam na formação de nuvens de chuva sobre o Espírito Santo e Minas Gerais no decorrer desta semana.
Em 48h (das 11h do dia 03/12 às 11h do dia 05/12), o Cemaden registrou um acumulado de 160,4mm no município de Colatina-ES e 147,8mm na cidade de Santa Leopoldina-ES. Já em Camanducaia e Cataguases, ambas cidades mineiras, os registros se aproximam dos 100mm e 95mm, respectivamente.
Chuva aumenta a partir de quarta-feira (07) entre ES e MG. Foto: Getty Images.
Entre esta segunda feira (05) e a terça-feira (06), o volume de chuva perde intensidade no estado capixaba. O sol aparece e pode chover, mas de forma mais isolada e passageira. O centro-sul e oeste de mineiro ficam em estado de atenção para ocorrência de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento.
Na quarta-feira (07), as instabilidades aumentam sobre os dois estados com a presença de uma área de baixa pressão na costa do Brasil, que vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas. No sul mineiro e sul do Espírito Santo, a chuva pode ser forte e ainda mais volumosa. No norte de Minas e centro do Espirito Santo, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas a qualquer momento. Já nas áreas do Espirito Santo próximas à divisa com a Bahia, a chuva será leve e passageira.
Entre a quinta-feira (08) e a sexta-feira (09), a chuva forte e intensa, avança ainda mais para o norte mineiro e capixaba. Na maioria das áreas ao sul dos estados, ainda poderão ocorrer pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.
Como o solo está muito encharcado e o nível dos rios elevados, a chuva ainda deixa os estados em alerta máximo a novos deslizamentos e escorregamentos de terra, enxurradas, transbordamentos e alagamentos.