1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Seca fica mais branda no Sudeste em outubro
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Seca fica mais branda no Sudeste em outubro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Entre setembro e outubro, a seca teve um abrandamento tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais por conta do recuo da seca extrema no território paulista e da seca grave no mineiro, conforme a última atualização do Monitor de Secas. No Espírito Santo e no Rio De Janeiro a severidade do fenômeno se manteve nesse período com a seca moderada sendo registrada em 81% do território capixaba e com a seca fraca no patamar de 41% do território fluminense.

 

unnamed

 

Entre junho e outubro, o Espírito Santo registrou seca em 100% de seu território – maior sequência de meses consecutivos nessa situação desde a entrada do estado no Monitor em abril de 2019. Já em Minas Gerais, na comparação entre os dois meses, a área com o fenômeno diminuiu de 98% para 95% do território mineiro. No Rio de Janeiro a área com seca se manteve em cerca de 41% do estado. Já em São Paulo a área com o fenômeno diminuiu de 99% para 91% do estado. Saiba mais sobre os destaques dos quatro estados do Sudeste acompanhados pelo Monitor de Secas.

 

unnamed (1)

 

Cenário nacional

 

Entre setembro e outubro, em termos de severidade da seca, seis estados tiveram um abrandamento do fenômeno segundo o Monitor de Secas: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Em Alagoas e Santa Catarina o fenômeno não foi registrado em outubro. Em outras 11 unidades da Federação a intensidade da seca permaneceu estável: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe. Por outro lado, em três estados a seca se intensificou no período: Bahia, Rio Grande do Norte e Tocantins.

 

unnamed (2)

 

Na comparação entre os dois meses, nove estados registraram a diminuição da área com seca: Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Em seis unidades da Federação a porção com a presença do fenômeno ficou estável entre setembro e outubro: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Tocantins. Nos casos de Alagoas e Santa Catarina, seus territórios permanecem livres do fenômeno desde julho. Por outro lado, a seca avançou em cinco estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

 

unnamed (3)

A cor rosa no gráfico indica a Região Centro-Oeste, azul o Sudeste, verde a Região Nordeste, cinza a Região Norte e a cor tifany  é referente a Região Sul.  

 

Quatro unidades da Federação registraram seca em 100% do território em outubro: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins; sendo que para percentuais acima de 99% considera-se a totalidade dos territórios com seca.

 

unnamed (4)

A cor rosa no gráfico indica a Região Centro-Oeste, azul o Sudeste, verde a Região Nordeste, cinza a Região Norte e a cor tifany  é referente a Região Sul.  

 

Mais detalhes clique aqui 

 

Foto: Getty Images

 

Leia também: Calor aumenta no Sul. Chuva diminui no Sudeste

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias