Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / ZCAS se formará e ajudará no aumento da chuva pelo Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    ZCAS se formará e ajudará no aumento da chuva pelo Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

     

    Entre os dias 11 e 17 de dezembro espera-se bastante chuva pelos estados do Sudeste e Centro-Oeste do país, assim como no Paraná e na Bahia, com acumulados que devam superar os 100 milímetros, com potencial para mais transtornos (como alagamentos e deslizamentos de terra). Tudo por conta do fluxo de umidade que vem da Amazônia até o Sudeste e sul baiano, além da passagem de um sistema frontal (com seu ciclone extratropical em alto mar).


    Também são esperados volumes elevados, neste período (até 17 de dezembro), sobre o Tocantins, Amapá e no sul do Pará, Maranhão e do Piauí, sendo que no Amapá ainda se tem a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

     

    pentada1

    Acumulados de chuva entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2022. Fonte:Climatempo.

     

    Previsão de ZCAS e muita chuva pelo Brasil


    O grande destaque é que já na quarta-feira(14) há condições para formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade persistente comum durante a primavera/verão (ou seja, é comum durante a monção de verão da América do Sul).

     

    A ZCAS deve durar até a próxima segunda-feira, 19 de dezembro, e ajudará a aumentar a chuva do Amazonas ao Espírito Santo, passando por Minas Gerais, Goiás, a região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e o Pará nesses dias. Essa ZCAS será organizada por um possível ciclone subtropical na costa do Espírito Santo, que se formará ainda na quarta(14) e se originará a partir da frente fria que vai para o alto mar, além disso, a ZCAS será reforçada pela segunda frente fria que passará um pouco afastada da costa do Brasil, entre os dias 17 e 19 de dezembro.

     

    ZCAS: entenda o que é e como se forma este fenômeno

     

    Estima-se acumulados entre 200 e 400mm só entre os dias 15 e 19 de dezembro sobre Goiás e Minas Gerais, com os maiores volumes entre esses dois estados. Acumulados de chuva 150mm e 250mm também sobre cidades do Rio De Janeiro, Espírito Santo, Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, sobre no nordeste e leste do Mato Grosso do Sul e no sul e leste do Mato Grosso, além de pontos do Tocantins.  A chuva será volumosa também no sul do Pará e do Amazonas e em Rondônia. 

     

     

    pentada2

    Acumulados de chuva entre 15 e 19 de dezembro de 2022. Fonte:Climatempo.

     

    Destaca-se também os acumulados de chuva bem elevados e de mais 200mm de no norte e leste do Amapá, neste caso por conta da zona de convergência intertropical (ZCIT).

     

    gfstempo

    Acumulados de chuva entre 14 e 22 de dezembro de 2022. Fonte:Climatempo. 

     

    Leia também: Onda de calor segue pelo Sul do país e no Mato Grosso do Sul.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias