1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva volta a ser volumosa com formação de nova ZCAS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva volta a ser volumosa com formação de nova ZCAS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Getty Images. 

Uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) volta a se configurar sobre o país nesta quinta-feira (15)  provocando muita chuva em alguns estados. 

 

A ZCAS deve atuar desde quinta-feira (15) até domingo, 18. Esse intenso corredor de umidade, associado com a presença de uma baixa pressão atmosférica na costa sul da Bahia e uma frente fria em alto mar vai canalizar a umidade no centro-norte do Brasil e  provocar chuva muito volumosa em áreas já fragilizadas pelos temporais na virada de novembro para dezembro. 

 

GettyImages-1172324251

Temporais e chuva muito volumosa com acumulados de até 130 mm no norte de MG, ES, sul e oeste da BA e norte de GO. 

 

A  ZCAS vai atuar um pouco mais para cima da posição média normal. Com isso, a chuva volumosa atinge a Bahia, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e norte do Centro-Oeste brasileiro, com acumulados superiores aos 100 mm de chuva. No entanto, as áreas do sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio De Janeiro, Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso tem predomínio de mais sol, e chuvas que acontecem por calor e umidade, mas são passageiras e sem longa persistência. 

 

 

8f41e18b-12b3-49a3-b9e9-1e42422deb9d.

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no centro-norte do Brasil. 

 

Alerta máximos para chuva volumosa com temporais  aos estados do Espírito Santo; aŕeas do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e todo o centro-norte de Minas Gerais; centro-sul, oeste e litoral da Bahia; norte de Goiás, Distrito Federal e centro-sul do Tocantins e partes ao norte de Mato Grosso. 

 

As temperaturas ficam mais amenas nestas áreas devido a esse período de invernada, aumento da nebulosidade, de chuva e diminuição da incidência solar. 

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, inundações e transbordamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras nestas áreas, vale ressaltar que o solo já está muito úmido nestas áreas devido às chuvas de duas semanas atrás. 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias