Oferecido por
A passagem de uma frente fria favoreceu a ocorrência de temporais em várias localidades do estado do Rio De Janeiro e voltou a chover forte novamente na região serrana fluminense. Nos próximos dias, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irá se organizar sobre o Brasil reforçando as instabilidades e provocando mais chuva neste estado.
Na Região Serrana Fluminense, os acumulados foram bastante expressivos. Nas últimas 48h (9h do dia 12 às 9h do dia 14), dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) indicaram um acumulado de precipitação no município de Nova Friburgo de 121,7mm. Já na cidade de Petrópolis, os acumulados de chuva dos último dois dias chegaram a 150,2mm. Na cidade imperial, houve registro de danos à população, como alagamentos e transbordamentos de rios.
Previsão de mais chuva para os próximos dias
No decorrer desta quinta-feira (14), o sol predomina na maior parte do estado do Rio de Janeiro, sem previsão de chuva. Já na sexta-feira (16), o dia amanhece com sol entre nuvens. A partir da tarde, o calor e a umidade, juntamente com a circulação dos ventos, irão favorecer a formação de nuvens carregadas, contribuindo para a ocorrência de pancadas de chuva em praticamente todo o estado. Somente no litoral norte fluminense é que a chuva pode vir de forma leve e passageira.
Chuva volumosa gera alerta em Petrópolis-RJ. Foto: Getty Images.
No sábado (17), a chuva persiste no interior do estado, incluindo a Região Serrana. Pela manhã chove de forma fraca e passageira. À tarde e à noite, são esperadas pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes. Pelo litoral, o sol aparece e há condições para chuva rápida.
No domingo (18) e na segunda (19), as instabilidades permanecem sobre todo o território fluminense. Pode chover a qualquer hora do dia e com acumulados bastante expressivos, principalmente na serra e nas áreas próximas à divisa com o estado de Minas Gerais. Devido aos altos volumes de chuva registrados recentemente, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra no início desta semana.