Oferecido por
As últimas atualizações da previsão do tempo indicam chuva muito volumosa para o Sudeste do Brasil entre domingo (18) e terça-feira (20) por causa da passagem de uma frente fria e um sistema de baixa pressão que se forma na costa da região no início da semana. Alguns modelos indicam acumulados entre 150mm e 200mm no Vale do Paraíba (SP), em torno de 100mm na Baixada Santista (SP) e no Sul de Minas. Para se ter uma ideia, a média de chuva de todo o mês de dezembro para estas regiões oscila entre 170mm e 200mm, portanto a chuva de três dias pode até superar o acumulado do mês.
Risco de cabeça d'água
Com tanta água prevista para os próximos dias estas regiões merecem alerta especial para alagamentos, deslizamentos e, muito comum nos meses de verão, as cabeças d'água que atingem especialmente áreas de cachoeira. Como dezembro é um mês de recesso e férias escolares, as cachoeiras acabam sendo lugares muito visitados por turistas. No entanto, as pessoas devem ficar em alerta ao volume de água da queda.
A cabeça d'água é o aumento de volume repentino do nível do rio ou da queda da cachoeira. Muitas vezes pode nem estar chovendo na região onde os banhistas estão quando são surpreendidos pelo excesso de água. Isso porque a chuva não acontece na região ali próximo aos banhistas, e sim na cabeceira do rio, bem distante. O transporte da água da chuva pelo rio faz com que a intensidade do fluxo de água aumente, provocando o extravasamento do rio. E quando a situação ocorre em uma cachoeira, a força da gravidade piora ainda mais a situação.
Atenção
Portanto, muito cuidado nestes próximos dias e durante todo o verão. Confira sempre a previsão do tempo antes de visitar parques com rios e cachoeiras.