Oferecido por
A primavera se foi mas deixou como herança para o verão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e os temporais provocados por ela. O sistema começa a se desconfigurar nesta sexta-feira, após mais de uma semana atuando no interior do país, mas antes de sair de cena, ainda espalha nuvens de chuva entre o norte mineiro e goiano.
Além do sul da Bahia e do Tocantins. Na faixa leste de Santa Catarina até o Espírito Santo, as nuvens se formam a partir da infiltração de umidade marítima. Por outro lado, em grande parte da Região Sul e do Mato Grosso do Sul, o ar seco ganha força e o sol aparece com poucas nuvens.
Previsão do tempo para 23/12/2012 - sexta-feira
Região Sul
Da capital catarinense ao litoral paranaense, as nuvens se formam a partir da umidade trazida pelos ventos marítimos e há chance para chuva fraca e isolada, sem alertas. Em Uruguaiana, na fronteira oeste gaúcha, as pancadas de chuva podem vir com trovoadas, a partir da tarde. E nas demais áreas da Região Sul, o tempo firme predomina, com sol e poucas nuvens, inclusive em Porto Alegre, que deve ser a capital mais quente da Região, nesta sexta.
Região Sudeste
Nuvens de chuva se formam por influência da ZCAS, com contribuições de um cavado meteorológico entre Goiás e Minas Gerais e dos ventos que carregam umidade do mar para o continente. Em grande parte do estado de São Paulo e no Rio De Janeiro, as pancadas de chuva devem vir a partir da tarde. Na capital paulista e fluminense, a chuva está prevista para o período da tarde. Já em Minas Gerais e no Espírito Santo, bem como em Belo Horizonte e em Vitória, a chuva pode ocorrer em vários períodos do dia, intercalando com aberturas de sol.
Região Centro-Oeste
A ZCAS e um cavado meteorológico espalham nuvens carregadas em boa parte da Região Centro-Oeste. As pancadas de chuva podem cair a qualquer hora em Cuiabá, Goiânia e Brasília. Por outro lado, grande parte do Mato Grosso do Sul, bem como em Campo Grande, o tempo firme predomina, com sol e poucas nuvens ao longo do dia.
Foto: Getty Images
Região Nordeste
No Nordeste brasileiro, áreas de instabilidade se espalham, formando nuvens de chuva em quase toda a Região. A chuva deve ocorrer de forma mais isolada e passageira de Aracaju a Natal. Nas demais áreas, há previsão para pancadas de chuva com raios.
Região Norte
Apenas o centro-norte de Roraima, pegando Boa Vista, fica com previsão de tempo firme, sol e poucas nuvens ao longo da sexta-feira. Nas demais áreas da Região nortista, áreas de estabilidade influenciam a formção de nuvens, com condições para pancadas de chuva com descargas atmosféricas. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, em Belém, Palmas e em Manaus.
Alertas meteorológicos para 23/12/2012 - sexta-feira
Alerta para temporais do norte de Minas Gerais ao Pará, passando pelo norte de Goiás, do Mato Grosso e Tocantins. Assim como da Bahia ao Maranhão.
Chuva forte, com raios do norte do Espírito Santo, passando por Minas Gerais, Distrito Federal até Rondônia.
Rajadas de vento de 40 a 60 km/h estão previstas do litoral do Rio Grande do Sul ao litoral sul de Santa Catarina.
Atenção para o ar seco com níveis de umidade do ar entre 21 e 30% em boa parte do interior do Rio Grande do Sul e de Campo Grande ao oeste de Mato Grosso do Sul.
Há possibilidade para formação de geada nos pontos mais altos da serra catarinense.