Oferecido por
Nova Zona de Convergência do Atlântico Sul provoca muita chuva no Brasil nos últimos dias de 2022 .
Grandes áreas de instabilidade da nova ZCAS - zona de convergência do Atlântico Sul deixam muita nebulosidade de chuva sobre as Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A recente passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul ajudou a formar nuvens carregadas pelo litoral e parte do interior da Região. Nesta quarta-feira, outra frente fria chega ao litoral gaúcho
O Nordeste é a Região com menos nebulosidade.
Temporal sobre Rondonópolis (MT), por Climaaovivo
Previsão do tempo para 28/12/2012 - quarta-feira
Região Sul
Muita nebulosidade e condições para chuva em quase toda a Região Sul. Só não deve chover no oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul. No sul gaúcho, o tempo seco já deve predominar à tarde. As demais áreas da Região Sul, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba, estão sujeitas a pancadas de chuva com raios e que podem ser fortes. Há risco de granizo no Paraná e em áreas ao norte e leste de Santa Catarina. O ar fica abafado no Sul do país, apesar da chuva.
Região Sudeste
A Zona de Convergência do Atlântico Sul se organizou novamente sobre o Brasil e deixa áreas de instabilidade sobre parte da Região Sudeste. Há condições para chuva em quase toda a Região. O sol predomina o dia todo nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. Muito sol também no Espírito Santo, onde só chove rapidamente no litoral norte do estado. O Norte/Noroeste do estado do Rio De Janeiro também tem um dia com sol.
Já no centro-sul do Rio de Janeiro, em São Paulo, no centro e oeste de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora e podem ser fortes.
O leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, tem chuva desde a madrugada e amanhece também com chuva.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul influenciam a Região Centro-Oeste. Em Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, a quarta-feira é com muitas nuvens, períodos com sol e e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes. O Mato Grosso do Sul tem mais horas com sol, mas também terá pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite que podem ser fortes.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade se formam sobre vários estados da Região Nordeste. O tempo fica firme, com nuvens, mas sem chuva, no sul do Piauí, nas regiões baianas do Vale do São Francisco, da Chapada Diamantina e do Planalto da Conquista. Dia com sol e chuva rápida no litoral e nordeste da Bahia, no interior dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Chuva moderada pode ocorrer no litoral da Paraíba até Alagoas. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer no oeste da Bahia, nas demais do Piauí, no Ceará e no Maranhão.
Região Norte
Grandes áreas de instabilidade continuam sobre a Região Norte do Brasil. Esta quarta-feira segue com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva a qualquer hora em quase toda a Região, com risco de chuva forte. Não deve chover apenas no centro-oeste do Acre.
Alertas meteorológicos para 28/12/2012 - quarta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre (manhã), Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Manaus,Boa Vista, Belém, Macapá, Palmas, Teresina e São Luís
Alerta para temporais com granizo no norte e leste de Santa Catarina e no Paraná
Alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Sul de Minas, em Mato Grosso do Sul, no oeste de Goiás, em Mato Grosso (exceto no oeste/noroeste do estado), em Rondônia (exceto no oeste do estado), no leste do Amazonas (inclui Manaus), no Pará, oeste e norte do Tocantins, no Amapá, no centro, sul, oeste e norte do Maranhão.
Atenção para chuva moderada no litoral da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas
Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no centro na Grande Porto Alegre e litoral norte do RIo Grande do Sul, na Serra do Rio de Janeiro, no Sul Fluminense , na Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte, e centro-oeste de Minas, Triângulo Mineiro, em Goiás, Distrito Federal, no oeste de Mato Grosso, no centro-oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no Tocantins (exceto no norte e oeste do estado) no leste do Maranhão, oeste da Bahia, no oeste e centro-norte do Piauí e no centro do Ceará