Oferecido por
Há dois fenômenos ópticos no céu que são parecidos, e fácil de se confundir, a irisação (ou nuvem iridescente) e o arco circum-horizontal. Em ambos há a presença das cores do arco-íris.
O arco circum-horizontal é formado pelos cristais de gelo em nuvens Cirrus ou Cirrostratus, igual ocorre nos halos solares e lunares, mas sua formação depende do formato desses cristais de gelo. Por outro lado, na irisação, ou iridescência das nuvens, são formadas mais a partir das gotículas de água, mas também podem ocorrer em pequenos cristais de gelo, e pequenas partículas na atmosfera.
Para ocorrer a circum-horizontal o sol tem que estar alto e 58° acima do horizonte. Já na irisação isso ocorre mais próximo do sol.
Arco Circum-horizontal ou Arco-Íris de fogo em Porto Ferreira às 18 horas de 29/12/2022. crédito: Wellington Ghidini Nascimento / Porto Ferreira
Posição do Arco Circum-horizontal e de outros fenômenos ópticos. Fonte: Atmospheric Optics.
Como se formam?
Arco circum-horizontal ou arco-íris de fogo é um arco próximo ao horizonte e se estende paralelamente ao horizonte. Ele se forma somente quando a luz do sol está acima de um ângulo de 58°. E quando a fonte de luz do Sol está em cerca de 68°, o fenômeno atinge sua intensidade máxima. Em latitudes muito baixas, como no extremo norte do Hemisfério Norte e no extremo sul do Hemisfério Sul eles não podem ser vistos pois o ângulo do sol por lá é mais baixo. Lembrando, que o arco-íris de fogo se forma quando a luz é refratada através de cristais de gelo nas nuvens do tipo Cirrus ou Cirrostratus.
Arco circum-horizontal ou arco-íris de fogo. Fonte: Atlas de nuvens da Organização Mundial da Meteorologia (OMM).
A irisação é um fenômeno óptico que ocorre devido à decomposição da luz solar em 7 cores do arco-íris. A definição completa da irisação é a difração da incidência da luz solar nas gotículas de água nas nuvens, cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera. Onde há um contorno da luz solar sobre as gotículas pequenas e uniformes nas nuvens. A irisação ou iridescentes elas ocorrem cerca de 10° do Sol, a difração é a principal causa de irisação ou iridescência. Além disso, eles podem se estender a ângulos superiores a 40° do Sol.
irisação ou nuvem iridescente. Fonte: Atlas de nuvens da Organização Mundial da Meteorologia (OMM).
Além disso, na irisação ou nuvem iridescente há a presença de nuvens do tipo cirrocumulus (presente acima dos 6 km de altura) e algumas do tipo altocumulus (presente entre 2 a 4km de altura), que são nuvens que estão geralmente relacionadas com a ocorrência de irisação. Vale lembrar que esses tipos de nuvens não causam chuvas.
A diferença entre os dois está na estrutura das cores. Os arcos circum-horizontal seguem a ordem de um arco-íris, formam uma luz reta acima do horizonte, estão longe do sol e só aparecem em certas épocas do ano, como no verão, e as cores são mais organizadas. Já na irisação as cores são mais próximas e chegam a espalhar um pouco mais pela nuvem, e conseguimos ver o sol, geralmente, quando se tira a foto.