1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Umidade do ar em níveis críticos no Rio Grande do Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Umidade do ar em níveis críticos no Rio Grande do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: GettyImages 

 

O ano de 2023 começa com uma onda de calor atingindo a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul. A previsão é de temperaturas em torno dos 40ºC em algumas regiões do estado gaúcho.

 

Vale salientar que, no ano de 2022, ondas de calor foram responsáveis por recordes de temperaturas máximas na região oeste gaúcha. No dia 27/02/2022, Uruguaiana registrou 42,9ºC, sendo a maior temperatura máxima desde 1931, ou seja, a maior em 92 anos, segundo dados da estação convencional do INMET. As ondas de calor estão 60 vezes mais fortes e com longa duração.

 

A partir desta quinta-feira (05), as temperaturas se elevam rapidamente e a umidade do ar cai entre a Fronteira Oeste e a região central do Rio Grande do Sul.

 

 

Aumento do calor e baixa umidade do ar nos próximos dias

 

A previsão é de temperaturas em torno dos 40ºC em toda a Fronteira Oeste, Campanha Gaúcha e região central, além de temperaturas acima dos 35ºC nas demais áreas do estado.

 

Os índices de umidade relativa ficam abaixo de 12% até o próximo dia 08/01 em toda a região de Uruguaiana e em parte da Campanha. Entre o norte, região central, RMPOA e litoral, índices entre 20% e 35%.

 

 SU_pentadaumin_1

Umidade do ar abaixo de 12% na Fronteira Oeste.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias