Oferecido por
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a perder força, mas ainda continua influenciando diversas áreas do Brasil. Nesta segunda-feira (09), há previsão de chuva principalmente nas áreas de atuação deste sistema. A maior concentração da chuva acontece no norte de SP, no estado do Rio De Janeiro (com destaque para a Região Serrana), em Minas Gerais (especialmente no sul mineiro) e no Espírito Santo (nas áreas próximas ao Rio de Janeiro e Minas).
Fonte: Getty Images.
Previsão de acumulados de chuva entre os dias 09/01/2023 e 13/01/2023. Fonte:Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.
Em Goiás, no Distrito Federal e no leste e norte de Mato Grosso, a chuva também poderá ser bastante expressiva. Já em Mato Grosso do Sul, faz muito calor e chove pontualmente em algumas localidades.
No norte de Rondônia, grande parte do Amazonas e do Pará e também em áreas do Tocantins, a chuva vem em forma de pancadas bem distribuídas e com até forte intensidade. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), contribui para o aumento da chuva no litoral norte. Pelo interior do Maranhão e do Piauí, a previsão é de pancadas de chuva fortes a partir da tarde, em função de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Já no oeste e no sul da Bahia, também chove forte e com volumes significativos a partir da tarde durante esta segunda (09). Tempo seco e quente no sul do Brasil, principalmente no interior do Rio Grande do Sul.
Na terça-feira (10), a ZCAS se desconfigura, mas a umidade ainda presente, o calor e um cavado meteorológico (nos médios níveis da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) contribuem ainda para o aumento da chuva no Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e no Sul do país. Vale ressaltar que no Sul do país também há o avanço de uma baixa pressão próxima ao Uruguai, além da atuação de um VCAN. Varias áreas terão chuva frequente e generalizada no decorrer do dia e há potencial para tempestades com descargas elétricas e fortes rajadas de vento. No litoral fluminense as temperaturas aumentam e a chuva vem menos intensa. Há possibilidade de granizo no oeste de Mato Grosso, no Paraná, em Santa Catarina e no sul do Rio grande do Sul.
Probabilidade de Granizo no dia 10 de janeiro de 2023.Fonte:Climatempo e o modelo numérico GFS (Global Forecast System)
Tempo instável no litoral do Ceará, pancadas de chuva no Maranhão e no Piauí e chuva significativa no litoral sul da Bahia, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. A ZCIT continua atuar no Norte, potencializando os temporais no Amapá, no Pará, norte do Amazonas e em Roraima.
Ao longo dos próximos dias (11 à 13), o sol vai se fazendo cada vez mais presente, as temperaturas vão subindo, mas o abafamento do ar volta a favorecer o crescimento de nuvens carregadas e que provocam as pancadas de chuva de fim de tarde na maior parte do país.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 09/01/2023 e 13/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico GFS (Global Forecast System).