1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva se espalha sobre o Sul do país e vem com mais granizo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva se espalha sobre o Sul do país e vem com mais granizo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

10 min de leitura

Oferecido por

 

A Região Sul do Brasil é conhecida por suas belas paisagens e Clima ameno. E neste início de verão, as temperaturas estão sendo bastante elevadas, principalmente no estado gaúcho e no oeste catarinense e paranaense, mas isso não impede que as pessoas aproveitem os parques e as áreas turísticas da região. Porém, a chuva também faz parte da Região Sul, como já ocorre nesta tarde de terça-feira (10), de maneira moderada a forte, e até na forma de temporais, em pontos da dos três estados do Sul.

 

 GettyImages-157646966

Tempestade com granizo. Fonte: Getty Images

 

radar18h44

Imagem do radar meteorológico sobre o Rio Grande do Sul, com registro de chuva moderada a forte em pontos isolados do estado. Fonte: Redemet (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica)


Pelas imagens dos radares meteorológicos, já chove mais forte em pontos do centro oeste, sul e norte do Rio Grande do Sul, no centro de Santa Catarina e do sul, ao norte e leste do Paraná. O que traz um pequeno alívio do calor. 

 

Destaca-se os 41mm de chuva em 6 horas(entre 10h11 e 16h11) em Venâncio Aires(RS), e 45mm em Concórdia(SC), além dos 65mm em São Miguel do Iguaçu(PR), segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Sistema Meteorológico do Paraná(SIMEPAR). Além disso, moradores do Rio Grande do Sul também registraram queda de granizo durante a tarde desta terça, como em São Francisco de Paula, Sobradinho e nas regiões do Vale do Taquari e interior da região de Venâncio Aires, com relatos de danos em lavouras de tabaco em Linha Cachoeira, Linha Cipó e Linha Leonor (de acordo com o studiofm).

 

Já com relação aos ventos, houve relato de rajada de vento de 90,7km/h em Soledade, no norte gaúcho, entre às 13 e 14 horas do dia 10 de janeiro de 2023. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia(INMET).

 

A tendência é que até o final desta tarde ainda continue chovendo sobre os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, com potencial para mais raios, rajadas de vento, de mais de 60km/h, e condições para mais queda de granizo, sendo que durante a noite a instabilidade deve se concentrar mais no centro leste catarinense e paranaense. 


Ressalta-se que todo esse tempo instável nessa Região se deve por conta da alta umidade que vem da Região Norte, da borda de um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera(VCAN) e o calor.

 

Previsão para a quarta-feira no Sul do país

 

Sobre boa parte do Rio Grande do Sul a quarta-feira (11) haverá uma pausa na chuva, com tempo firme desde o centro até o oeste e noroeste gaúcho, além do litoral norte. Com chuva apenas da região sul até a serra gaúcha, passando pela região Metropolitana de Porto Alegre e a região centro sul do estado. A precipitação se concentra mais à tarde, mas será passageira. Atenção aos ventos moderados a forte pelo litoral e proximidades, com valores entre 40 e 60km/h.

 

Neste caso, a instabilidade seria mais por conta de um corredor de umidade tanto sobre o Rio Grande do Sul, a aproximação de uma frente fria pelo sul do estado, afetando mais a região sul gaúcho, e a influência, ainda em parte da borda do Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da atmosfera(VCAN) que se desloca o seu centro do sistema mais para o mar.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, o destaque será as pancadas de chuva fortes e com potencial para queda de granizo e rajadas de vento de mais de 60km/h. Nessas áreas, a chuva vem ao longo do dia, mas será mais intensa à tarde e à noite. Tudo por conta também do corredor de umidade, mais um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera(que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e mais os ventos em altitude, além do VCAN influenciando em parte o leste de SC e do sudeste do PR. Mas, ressalta-se que o tempo será firme no oeste catarinense nesta quinta.

 

 alerta_granizo_11-JAN-15

Indicativo de granizo no Brasil do modelo numérico de previsão do tempo para o dia 11 de janeiro de 2023. Fonte: Climatempo/ GFS(Global Forecast System) 

 

Umidade baixa nesta quinta sobre o Rio Grande do Sul

 

Destaca-se para a umidade do ar abaixo dos 30% nas áreas gaúchas onde o tempo será firme nesta quarta-feira(11), e com umidade entre 10 e 20% nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha gaúcha.

  SU_umin_1

Previsão de mínimas de umidade relativa do ar na Região Sul do país durante a tarde de 11 de janeiro de 2023 . Fonte:Climatempo.

 

Tendência de aumento de chuva no sul brasileiro nos próximos dias

A passagem da frente fria mais pela costa do Rio Grande do Sul na quinta e na sexta-feira (13), mais a organização mais persistente do corredor de umidade que vem da Amazônia, um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e mais uma baixa pressão entre o Paraguai e o oeste da Região Sul vão espalhar e intensificar a chuva tanto por todo o Rio Grande do Sul, quanto para Santa Catarina e o Paraná. Há risco para temporais ao longo desses dias, com raios, rajadas de vento e queda de granizo previstos, além de acumulados elevados e risco para alagamentos.

 

O sábado também merece destaque, pois com a passagem da frente fria na costa gaúcha ajudará a formar uma nova área de baixa pressão atmosférica no Rio Grande do Sul, com características de ciclone extratropical. E neste dia, tem previsão de mais temporais ao longo do dia em todo o Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em parte do Paraná, com acumulados altos.

 

Já no domingo(15) chove apenas no centro sul, sul e no litoral do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina e do norte e leste do Paraná, por conta da passagem de uma frente fria e de um cavado meteorológico. Já nas demais áreas, ou seja boa parte do Rio Grande do Sul, sudoeste do Paraná e centro oeste de Santa Catarina, terá o tempo firme.

 

Estima-se que chova, na média, entre 30 e 70mm na média, pelo estado gaúcho e catarinense entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2023, com os maiores valores sobre as áreas que fazem fronteira com o Uruguai e a Argentina e no norte e nordeste do estado gaúcho e no oeste catarinense. Já no Paraná, onde terá um dos maiores acumulados, pode ter volumes de água acima dos 100mm neste mesmo período, com os maiores valores sobre a metade norte do estado

 

download

Previsão de volume de chuva entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2023 no Brasil. Fonte: Climatempo/ GFS(Global Forecast System) 

 

capgfsdata

Previsão de volume de chuva entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2023 na Região Sul do Brasil. Fonte: Climatempo/ GFS(Global Forecast System) 

 

Até o dia 16 de janeiro de 2022, as condições de chuva serão propícias para a primeira safra em partes do Paraná e Santa Catarina, porém no Rio Grande do Sul a situação será diferente. Embora a previsão aponte para chuva concentrada entre 12 e 14 dias, as condições serão secas nos dias restantes. Dessa forma, a chuva que ocorrerá em poucos dias no estado gaúcho não será suficiente para atender as necessidades dos cultivos de soja, milho e feijão de primeira safra, e a falta de umidade no solo continuará sendo um problema.

 

Temperaturas no Sul do país na segunda quinzena de janeiro de 2023

 

Na segunda quinzena de janeiro de 2023 o destaque será às altas temperaturas pelo Rio Grande do Sul, com risco de onda de calor, com temperaturas na média chegando a casa dos 40°C nas regiões da Fronteira Oeste, Missões, Campanha e parte central do estado.

 

BR_pentadatmax_1 (3)

Previsão de média de temperatura máxima entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2023 no Brasil. Fonte:Climatempo.

 

BR_pentadatmax_2

Previsão de média de temperatura máxima entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2023 no Brasil. Fonte:Climatempo.

 

 

BR_pentadatmax_3

 Previsão de média de temperatura máxima entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2023 no Brasil. Fonte:Climatempo.

  

 

Veja também: Chuva volta a ganhar força nos próximos dias em São Paulo

 

Subsistema SE/CO com Energia mais alta em 11 anos para Janeiro

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias