1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Brasil lidera o ranking de queimadas na América do Sul
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil lidera o ranking de queimadas na América do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Só estamos no 12° dia de 2023 e as queimadas já são uma preocupação no cenário brasileiro. Apesar de toda a chuva que vem ocorrendo em muitas áreas do país, alguns pontos já estão merecendo atenção em relação ao número de incêndios florestais, os quais totalizam 937 focos distribuídos nas cinco Regiões do país, no período de 01 a 11/01/2023, de acordo com dados relatados pelo Programa de Queimadas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

 

                                                                                  Foto: Getty Imagens

 

O Brasil lidera o ranking por país na América do Sul, com um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, seguido pela Venezuela com 676 focos e depois pela Argentina com 628. Vamos conferir abaixo quais são as Regiões e estados brasileiros, que estão na liderança até o momento.

 

Quando olhamos do ponto de vista dos estados, observamos que o Pará está na frente, apresentando 223 focos, em seguida, o estado do Ceará aparece com 154 e depois o Maranhão com 149 focos, o que nos leva a concluir que as Regiões Norte e Nordeste do país são as que mais preocupam em relação ao fogo, neste começo de ano.

 

E se formos mais além e compararmos os dados de 2023 com os dados referentes ao mesmo período do ano passado, verificamos que houve um aumento significativo, no Pará por exemplo, foram detectados naquela ocasião 35 focos, já no Ceará e o Maranhão, foram 10 e 12 focos, respectivamente. Já em relação aos biomas nacionais, a Amazônia encabeça o time com 39,3% dos focos, depois vem a Caatinga com 30,4% e em seguida, o Cerrado com 17,8%.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias