Oferecido por
Nuvens carregadas continuam crescendo sobre quase todo o Brasil, devido à grande disponibilidade de umidade e de ar quente.
Uma área de baixa pressão atmosférica ganha força sobre o Paraguai e ajuda a formar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul, induzindo um aumento das condições para chuva também sobre São Paulo.
A circulação dos ventos, em vários níveis atmosféricos, sobre América do Sul também facilita a formação das áreas de instabilidade .
A zona de convergência intertropical (ZCIT) aumenta a chuva sobre o Amapá.
Temporal sobre Jóia (RS), com precipitação em virga no centro da imagem (Foto: Climaaovivo)
Calor em Porto Alegre
Nesta quinta-feira, Porto Alegre registrou 36,7°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Foi a maior temperatura na capital gaúcha em 2023 e do verão 22/23, que começou em 21/12/2022, e a maior temperatura entre as capitais brasileiras.
Previsão do tempo para 13/01/2023 -sexta-feira
O tempo fica bastante instável no Brasil nesta sexta-feira, com condições para chuva forte em quase todos os estados brasileiros.
Região Sul
Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e presença de ar quente e úmido formam nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil. O ar fica abafado e há condições para pancadas de chuva com raios ao longo do dia em todos os estados. Há risco de chuva de forte intensidade. A chuva já começa na madrugada ou pela manhã no centro-oeste sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e em quase todo o Rio Grande do Sul. No nordeste do Rio Grande do Sul e nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
.
Região Sudeste
O ar quente úmido continua espalhado sobre a Região Sudeste e nuvens carregadas voltam a se formar durante esta sexta-feira em todos os estados. Muitas pancadas de chuva com raios acontecem sobre o Sudeste especialmente durante a tarde e à noite. Há risco de chuva forte em todos os estados.
O centro-oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais têm maior chance de ter chuva na madrugada e também pela manhã.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais São Paulo, Rio De Janeiro e Belo Horizonte.
Região Centro-Oeste
Grandes áreas de instabilidade continuam se formando sobre o Centro-Oeste do país e espalham nuvens carregadas sobre toda a Região. As pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora, mas se intensificam durante a tarde com o ar mais abafado. A presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai aumenta o risco de temporais sobre o Mato Grosso do Sul.
Todas as capitais da Região centro-oeste estão sujeitas a chuva forte nesta sexta-feira.
Região Nordeste
Na região nordeste, o aumento das condições para as chuvas está associada à presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera (VCAN), e também à disponibilidade de ar quente úmido.
O sol aparece sobre toda a Região Nordeste e há condições para chuva e raios em todos os estados. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro, oeste, norte e sul da da Bahia, no Maranhão, no Piauí, no litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As demais áreas podem ter chuva a qualquer hora, mas sem raios.
Região Norte
Áreas de instabilidade permanecem sobre a Região Norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ajuda a aumentar as condições para chuva no Amapá. Todo o Norte do Brasil tem grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos com o sol. Nesta sexta-feira, só não deve chover no estado do Acre. Há risco de chuva moderada a forte nos demais estados da Região, incluindo as capitais.
Alertas meteorológicos para 13/01/2023 -sexta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho,Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Teresina
Alerta especial: perigo para temporais e chuva volumosa, com maior potencial para transtornos para a população, com rajadas de vento de até 80 km/h no interior do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná e no centro-sul de Mato Grosso do Sul.
Alerta para temporais no centro, oeste e norte de São Paulo, no na região serrana do Rio de Janeiro, no Grande Rio e região do Médio Paraíba (Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e outras cidades), no interior do Espírito Santo, No Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Grande Belo Horizonte e no centro-oeste/noroeste de Minas Gerais, no leste de Goiás, no Distrito Federal, no oeste, norte e leste de Mato Grosso do Sul, no sul, leste, centro e noroeste de Mato Grosso, no centro, noroeste e sudeste do Amazonas, no norte e leste de Rondônia, norte e litoral do Amapá.
Atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, no litoral, norte e centro-norte do Piauí
Não há nenhum tipo de alerta de chuva para o centro-norte da Bahia, Sergipe, interior de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, centro-leste do Ceará e sudeste do Piauí, no litoral norte do Rio de Janeiro e litoral do Espírito Santo.
As demais áreas do país que não estão em alerta, ficam em atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes.
Temperaturas máximas para 13/01/2023 -sexta-feira
Porto Alegre em perigo de ter transtornos por causa de temporais . O dia fica abafado. Máxima de 32°C.
Calor, sol e risco de chuva forte à tarde em Curitiba. Máxima de 27°C.
São Paulo tem dia abafado, com um pouco de chuva pela manhã, mas as pancadas de chuva fortes ocorrem a partir da tarde.Temperatura máxima de 29°C.
Sol e calor no Rio de Janeiro, com risco de chuva forte a partir da tarde. A temperatura máxima deve ser de 35°C.
Períodos com sol e pancadas de chuva em Belo Horizonte, que podem ser fortes. Máxima de 30°C
Sol, calor e chuva rápida em Vitória. Máxima de 33°C.
Muitas nuvens e risco de chuva forte em Manaus. Máxima de 29°C.
Sol e algumas nuvens em Rio Branco. Máxima de 32°C.
Muitas nuvens e chuva forte em Macapá. Máximo de 29°C
Muitas nuvens e risco de chuva forte em Palmas. Máxima de 29°C.
Sol e pancadas de chuva com raios em Fortaleza. Temperatura máxima de 31 °C.
Natal tem sol e pancadas de chuva. Máxima de 30°C.
Sol e chuva moderada em Salvador. Máxima de 30°C