Oferecido por
O verão completa um mês no Hemisfério Sul e as chuvas da estação já deram o que falar. O primeiro mês de verão foi marcado por volumes exorbitantes de chuva, três episódios de ZCAS e acumulados acima da média na região Norte, no MATOPIBA e boa parte do Sudeste. Os desvios mais positivos acontecem no sul de Minas Gerais, na região da Usina Hidrelétrica de Furnas.
Desvios positivos (azul) e negativos (laranjas) de chuva ao longo do mês primeiro mês de verão.
O maior reservatório do Subsistema Sudeste/ Centro-Oeste, Furnas, opera nesta terceira semana de janeiro com 91,26% do seu volume útil atual.
O subsistema Sudeste/ Centro-Oeste opera com 66,48% de sua capacidade até o último domingo (22). Com a continuidade das chuvas, a projeção de aumento da capacidade até o final do mês, esse janeiro de 2023 deve ter o melhor cenário nas hidrelétricas pelo menos dos últimos 10 anos.
Nível dos reservatórios por Subsistema Nacional. Fonte: ONS.
Todos os reservatórios de usinas hidrelétricas do país estão com uma situação confortável, com boa recuperação no período chuvoso e significativos níveis de armazenamento, acima dos 65%. Os subsistemas Sul e Norte já operam com energia armazenada (EAR) acima de 80%. No Nordeste, próximo de 75% e no Sudeste/ Centro-Oeste e 66%.
Com esses valores, para controle das cheias, já foi iniciado o processo de vertimento em algumas bacias, como na bacia do Rio São Francisco e do Rio Grande e nas usinas do Rio Madeira. Todo o país opera com bandeira tarifária verde na energia elétrica, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).