Oferecido por
Para os próximos dias, haverá o aumento de temporais para boa parte da Região Sul do país. Já neste domingo (29) a chuva já pode começar logo cedo em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas é a partir da tarde que as instabilidades ganham força e podem causar alagamentos, além de risco para rajadas de vento de mais de 60km/h e com queda de granizo.
Os maiores acumulados de chuva, em 29 de janeiro, devem ser registrados do norte gaúcho ao norte paranaense.
Fonte: Getty Images.
A precipitação constante e por vários dias seguidos deverá seguir por boa parte da Região Sul até o dia 04 de fevereiro e pelo Paraná até o primeiro domingo de fevereiro, em 05 de fevereiro. Com destaque para os grandes volumes previstos ao longo da nova semana sobre o Paraná e o norte e nordeste de Santa Catarina.
Estima que chova entre 200mm e 400mm de chuva sobre boa parte do Paraná e o nordeste de Santa Catarina
Acumulados de chuva previstos no Sul entre os dias 28/01/2023 e a manhã de 02/01/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 10km de resolução.
Tanto no domingo quanto na segunda-feira (30) as precipitações serão influenciadas pela borda de um Vórtice Ciclônico nos médios e altos níveis da atmosfera (VCAN), do aumento de umidade do ar na região, do calor, de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul, e de um cavado meteorológico entre as Regiões Sul e Sudeste do país - que está nos níveis médios e altos da atmosfera e é uma baixa pressão relativa e mais alongada.
No decorrer da semana, teremos um corredor de umidade que vem da Amazônia até o Sul e Sudeste do país, que será melhor organizado por uma frente fria, que se formará já na terça-feira (31) pela costa do Sul do país, com seu ciclone extratropical próximo da costa. E esse sistema frontal percorre a Região Sul nesta terça e quarta-feira (01), sendo que já em meados da quarta essa frente já atinge o Sudeste do país, por completo.
E entre os dias 03 e 05 de janeiro de 2023, sexta à haverá a formação de um novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, dando origem a uma nova frente fria
Acumulados de chuva previstos no Sul entre os dias 28/01/2023 e 01/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.
Acumulados de chuva previstos no Sul entre os dias 02/02/2023 e 06/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.
Condições para tempo severo no Sul do país
Nos últimos dias recentes também houve o destaque para ocorrências de microexplosão em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no dia 23 de janeiro de 2023, segunda-feira, e possivelmente em Taquara, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira, 26 de janeiro.
Entenda qual a diferença entre tornado, downburst e microburst (ou microxplosão).
Nota Técnica da Defesa Civil de Santa Catarina sobre a microexplosão em Gaspar no dia 23 de janeiro de 2022
No domingo teremos condições de tempo severo nos três estados do Sul e entre segunda e terça-feira (31) mais sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná, na quarta e na quinta-feira (02) mais sobre o Paraná e na sexta-feira (03) novamente nos três estados do Sul. Com possibilidade da formação das nuvens do tipo supercélula.
E essas nuvens supercélulas têm potencial para causar em pontos isolados as microexplosões. Assim, essa probabilidade microexplosões, como possibilidade de tornados serão mais prováveis de ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro. Estamos monitorando, no primeiro momento é uma possibilidade pequena e em pontos isolados, mas não deve ser descartado.
Veja também: Saiba a diferença entre um gustnado e um tornado
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 28/01/2023 e 01/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS).
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 02/02/2023 e 06/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Onda de calor no Rio Grande do Sul
Termina neste final de semana a onda de calor no Sul do país, em especial no Rio Grande do Sul, mas ainda faz calor, por conta dos ventos do quadrante norte, e no final deste mês tem pré-frontal.
O calorão ou mais ondas de calor voltam no final da primeira quinzena de fevereiro pelo estado, como deve ocorrer no decorrer de fevereiro sobre o oeste de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, como no Pantanal.
De forma geral, a partir de segunda-feira as temperaturas tendem a ficar dentro do "normal" para o verão no estado gaúcho, então não estamos indicando a manutenção da onda de calor por enquanto.
Confira também: Após uma semana de recordes de calor, temporais voltam ao RS