Oferecido por
A combinação de umidade e calor, além da circulação dos ventos, continuam influenciando Minas Gerais e o Espírito Santo. Janeiro de 2023 foi um mês típico de verão e choveu bastante nestes estados nos últimos dias.
De acordo com o Cemaden, o acumulado mensal de precipitação para estas duas regiões foi muito expressivo, com valores ultrapassando os 500mm e até mesmo os 600mm em alguns municípios de Minas. Confira abaixo o top 10 maiores registros de chuva acumulada para o primeiro mês deste ano:
CARMÓPOLIS DE MINAS (MG): 640,0 mm
GUAXUPÉ (MG): 600,2 mm
IPATINGA (MG): 593,6 mm
PASSA-VINTE (MG): 593,0 mm
ITAPECERICA (MG): 585,6 mm
PIRANGA (MG): 579,8 mm
OUROPRETO (MG): 568,9
IBITIRAMA (ES): 567,2 mm
PERDOES (MG): 552,2 mm
MARIANA (MG): 547,88 mm
Previsão para hoje (30) e os próximos 3 dias para Minas e Espírito Santo
Nesta segunda-feira (30), a maior parte do estado mineiro ainda sofrerá com temporais e chuva forte. No entanto, algumas áreas do norte e nordeste de Minas que vinham sofrendo com a intensa chuva, terão predomínio de sol com tempo firme. Praticamente todo o Espírito Santo também terá uma situação mais tranquila em relação aos dias anteriores, assim como as áreas do Vale do Rio Doce próximas ao estado capixaba. Nesta regiões, o sol predomina com chance de pouca ou nenhuma chuva no decorrer do dia.
Acumulados de chuva ao longo do mês de janeiro.
Na terça-feira (31), as instabilidades enfraquecem mais ainda, e o sol brilha sem ocorrência de chuva no norte e no noroeste de Minas Gerais e também na região do Vale do Rio Doce. Praticamente todo o Espírito Santo também terá um dia ensolarado, com possibilidade de chuva fraca e isolada somente em algumas áreas do norte e do nordeste do estado.
Até a sexta-feira (03), a maior parte do norte e do nordeste de Minas seguem com tempo firme. Nas demais áreas, o sol e o calor ainda provocam pancadas de chuva isoladas na maioria das áreas e localmente fortes nas áreas próximas ao estado de São Paulo. O Espírito Santo também terá sol em sua maioria e chance de pancadas de chuva bem isoladas no interior do centro-sul capixaba.