Oferecido por
Semana marcada por calorão em muitas áreas do Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de onda de calor entre os dias 06 e 12 de fevereiro. Com a atuação de uma alta pressão atmosférica próximo à costa da Região Sul, teremos a intensificação de uma massa de ar seco, que vai impedir a chuva mais abrangente pelo estado gaúcho (por exemplo) por alguns dias e favorecer o aquecimento.
Não deve ser uma onda de calor tão persistente quanto à anterior, mas pensando no verão, entre 3-4 dias, já pode trazer bastante impacto, principalmente pensando em estiagem.
Por outro lado, também, nos próximos dias, com o tempo mais seco no Sul, terá uma queda significativa das temperaturas mínimas. O dia 6, segunda-feira, será o "pico" de temperatura mais baixa na Serra (gaúcha e catarinense), durante madrugada e início da manhã.
Fonte: Getty Imagens
Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, o dia começa com temperaturas em torno de 8°C. A previsão indica mínimas de 10°C para a região de Cambará do Sul e 11°C para as cidades de Soledade e Três Passos. Em Urubici e Bom Jardim da Serra, no estado catarinense, terão temperaturas mínimas em torno de 9°C para esta segunda-feira (06). São Joaquim, também terá um amanhecer gelado, com temperatura mínima em torno de 8°C, e em Urupema o dia começa com temperaturas em torno de 7°C.
Por enquanto, não estamos considerando geada, mas vale chamar a atenção para essa madrugada fria. Depois, com o sol forte, a temperatura dispara e a tarde será de calorão.
Noites sem nuvens são mais frias
Os dias de verão normalmente são quentes desde o amanhecer, mas as noites de verão com poucas nuvens são mais frescas do que as noites com muitas nuvens e as pancadas de chuva. O resfriamento da atmosfera e do solo é chamado tecnicamente de perda radiativa e acontece durante o dia e também durante a noite. Existe uma constante troca de calor entre o ar e a superfície e também entre o ar e a camada de nuvens que eventualmente está sobre um lugar.
Entenda o que é perda radiativa!
A tendência ainda é de calorão no decorrer destes próximos dias, em especial para o interior gaúcho. A partir de quarta-feira (08), a chuva se espalha um pouco mais pela Região e a nebulosidade, por consequência, também aumenta. Ainda serão pancadas mais isoladas, mais a previsão já indica no decorrer da quinta e sexta-feira (10), madrugadas e manhãs com temperaturas mais agradáveis.