Oferecido por
O que mais chama a atenção nesta sexta-feira é a quantidade de nuvens densas que se concentram entre as Regiões Norte e o Sudeste do Brasil, devido a um corredor de umidade. Há muitas nuvens espalhadas também no litoral norte do Nordeste, por causa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No Sul, uma circulação de ventos no oceano, entre a Argentina e o Uruguai, também espalha nuvens carregadas pela Região.
Foto: Getty Images
Maiores temperaturas no Brasil no dia 8 de fevereiro de 2023, registrados nas estações meteorológicas monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia:
Depois de vários dias desta semana com temperaturas próximas aos 40 °C no Rio Grande do Sul, as temperaturas caíram, isso porque a chuva voltou a atingir o estado. A maior quantidade de água foi registrada na cidade de Pelotas-RS, com 53mm, e as rajadas de vento passaram de 70km/h.
Jaguaribe-CE: 38,2 °C
Quaraí-RS: 37 °C
Quixadá-CE: 36,2 °C
Apodi-RN: 36,1 °C
Previsão do tempo para 09/02/2023 - sexta-feira
Região Sul
A sexta-feira será de tempo instável na maior parte da Região Sul. Em Santa Catarina e no Paraná as pancadas podem ocorrer a qualquer momento, desde o começo do dia e não se descarta o risco de transtornos. A chuva pode ser acompanhada por granizo e pontualmente acumulados significativos. No Rio Grande do Sul, algumas áreas terão tempo firme, com o é o caso da faixa norte do estado, a fronteira com a Argentina e também na região de Porto Alegre. Na Campanha Gaúcha, no extremo sul, em todas as áreas litorâneas e na região de serra há condições para chuvas isoladas ao longo do dia, e também podem ser de moderada a forte intensidade.
Região Sudeste
No Sudeste, a sexta-feira será de alerta! Uma região de baixa pressão conhecida por cavado, //(diferença da pressão atmosférica que ajuda a transportar calor e umidade de baixo para cima, formando nuvens de tempestade) // provoca tempestades em São Paulo, no Rio De Janeiro, no sul e na região central de Minas, incluindo a RMBH. A chuva ocorrem com trovoadas, granizo e há potencial para transtornos como pontos de alagamento e deslizamentos, principalmente à tarde e à noite. As únicas áreas do Sudeste com tempo firme são o norte do Espírito Santo e o norte de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a chuva intensa acontece principalmente em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso também há previsão de chuva, porém as pancadas são mais isoladas. Pontualmente há risco de transtornos em todos os estados. As temperaturas ficam próximas dos 30ºC, algo que deixa a sensação de tempo bem abafado.
Região Nordeste
No Nordeste, boa parte da região tem o tempo firme e quente nesta sexta-feira. No litoral leste, a chuva aperta e há risco de temporais isolados entre o Recôncavo Baiano e o litoral leste do Rio Grande do Norte. Há risco de temporais também no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a qualquer hora do dia. A grande quantidade de água pode causar transbordamentos do nível dos rios na Região.
Região Norte
No Norte, a chuva é mais intensa nos estados do Amapá, no Pará, no Amazonas, no Acre e em Rondônia. As pancadas com trovoadas e volumes significativos acontecem a qualquer hora, com aberturas de sol e sensação de tempo abafado. Nas outras áreas da Região também há previsão de chuva, só que de maneira isolada e com menor risco de tempestades.
Aviso para temporais para 10/02/2023 - sexta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Fortaleza, São Luís, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas.
Perigo para chuva volumosa, com moderada forte no Vale do Itajaí-SC, Vale do Ribeira, leste e norte de São Paulo, Zona da Mata mineira, Sul de Minas, RMBH, todo o estado do Rio de Janeiro, no sul de Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, costa leste do Nordeste (Recôncavo Baiano e litoral norte da Bahia, leste de Aracaju, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, no norte do Ceará, na região de Teresina e de São Luís. Alerta também para o Pará e o Amapá.
Atenção: O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) alerta para o risco geo-hidrológico, ou seja, risco de Alagamentos e Deslizamentos nas seguintes áreas: Região Nordeste: Litoral de Pernambuco, Região Metropolitana do Recife, Mata Pernambucana.
Região Sudeste: Mesorregiões Metropolitana de São Paulo, mesorregião Vale do Paraíba, principalmente na bacia do rio Paraitinga, no estado de São Paulo; nas mesorregiões Campo das vertentes, Sul/Sudoeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata e Vale do Rio Doce no estado de Minas Gerais; nas mesorregiões sul e central do estado de Espírito Santo; em todo o estado do Rio de Janeiro.
Alertas meteorológicos para 10/02/2023 - sexta-feira
Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Brasília, Goiânia, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém e São Luís.
Alerta para temporais: nos três estados do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na metade sul de Minas, no Sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, no Amapá, litoral e sudoeste do Pará, no norte do Maranhão, do Ceará e do Piauí, na costa leste do Nordeste: entre o Recôncavo Baiano e o litoral leste do Rio Grande do Norte.