Oferecido por
A passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil deixa o tempo mais instável nos estados de São Paulo e do Rio De Janeiro.
No sábado (18), a chuva já começa no decorrer da manhã e os temporais com chuva forte e mais expressiva estão previstos para o período da tarde em diante na Região Metropolitana e no Vale do Paraíba.
A Baixada Santista e o Litoral Norte de São Paulo também deverão receber muita chuva, com volumes extremamente altos, compatíveis com estragos como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra. A situação é bem preocupante nestas áreas.
No Rio de Janeiro, o dia amanhece com sol entre variação de nebulosidade e há chance de chuva isolada, com fraca a moderada intensidade na Costa Veste e no sul fluminense a partir da manhã. No decorrer da tarde de sábado (18), são esperadas pancadas de chuva moderada a forte em todo o estado, especialmente no centro-sul, na Região Serrana e também na Região Metropolitana onde a intensidade e o volume da chuva poderão ser maiores. O potencial é alto transtornos.
Domingo (19) a chuva continua no estado de São Paulo desde a madrugada e se estende ao longo de todo o dia, com mais volumes elevados e alto potencial de transtornos. Com o solo já saturado e devido à frequência da chuva dos últimos dias no litoral paulista, o perigo para deslizamentos e alagamentos se mantém. A população dessa região deve ficar atenta aos avisos emitidos pela Defesa Civil, em especial as que moram em área de risco.
Já no Rio de Janeiro, um sistema de baixa pressão posicionado sobre o oceano ainda influencia a ocorrência de chuva a qualquer momento no estado, que pode ser forte principalmente na Costa Verde. Na Região Metropolitana, na Serra e no centro-sul fluminense, a intensidade da chuva é maior no período da madrugada. Nas outras áreas do Rio de Janeiro, ainda há condições pra chuva moderada, acontecendo de forma isolada no fim do dia.